GERAL
Estudante brasileira descobre asteroide
Imagens do corpo celeste foram captadas no dia 7 de janeiro
O céu de 7 de janeiro de 2021 não passou desapercebido para Micaele Gomes, de 16 anos, que faz o terceiro ano do ensino médio na rede pública de São Paulo.

Em imagens captadas pelo telescópio do projeto Pan-STARRS1, que fica no alto de um vulcão inativo de cerca de 3 mil metros de altitude no Havaí, um corpo celeste com trajetória em linha reta chamou a atenção ds Micaele.
Era um asteroide que foi, provisoriamente, identificado como P11bEV1.
A estudante faz parte do Projeto Caça Asteroides, ligado à Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), que foi selecionado por um programa da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), o IASC (International Astronomical Search Collaboration). A proposta da Nasa é contar com a cooperação de cientistas e cidadãos do mundo inteiro para descobertas sobre o universo.
Micaele Gomes, que já participou da Olimpíada Brasileria de Astronomia e Astronáutica (OBA) diz que se orgulha de representar estudantes de escola pública e que espera inspirar outras meninas. ”Poder contribuir para a ciência desta forma representa muito a realização de um sonho. É muito legal ter um pouco dos meus sonhos registrados no espaço.’
A estudante integra um grupo, de cinco alunos, organizado pela graduanda em Física da Unesp, Helena Ferreira Carrara, como parte do projeto de iniciação científica da graduação e do Observatório de Astronomia de Bauru.
Os achados do projeto Caça Asteroides vão contribuir para os estudos de astrônomos profissionais, que nem sempre têm tempo para analisar as imagens capturadas pelos telescópios, destaca Helena.
Ela explica que a criação do projeto foi inspirada na filosofia da ciência cidadã e na inclusão de alunos, especialmente da rede pública, que enfrentam desafios para aprofundar pesquisas, mas que podem ajudar as agências espaciais, como é o caso de Micaele.
O asteroide descoberto por Micaele Gomes agora terá as características e rota analisadas por astrônomos profissionais, trabalho que pode levar até cinco anos.
Após esse período, o estudo será catalogado pelo Minor Planet Center (Harvard) e então poderá ser batizado pela descobridora. A proposta será então levada à União Astronômica Internacional, órgão que designa oficialmente essas identificações.
Sobre o nome, Micaele diz que, com calma, nos próximos dias ou meses, pensará em algo especial que represente bem este momento.
GERAL
CESP incentiva a leitura por meio de doação de mais de 100 livros infantis para escolas públicas de Batayporã (MS) e Rosana (SP)
Iniciativa faz parte de ação voluntária entre colaboradores da empresa durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA) e integra o Programa de Valorização da Educação (PVE)
No mês em que é celebrado o Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, a CESP (Companhia Energética de São Paulo) realizou a doação de cerca de 100 livros de literatura infantil para escolas da rede pública de ensino dos municípios de Batayporã (MS) e Rosana (SP). A ação, que contou com o engajamento de colaboradores de todas as unidades da empresa no país, teve como objetivo incentivar a leitura ainda na infância e contribuir para o desenvolvimento educacional de crianças das comunidades onde a companhia atua. As escolas contempladas foram a EMEIF Fazenda Nova Pontal e EMEIF Sítio São João, no município de Rosana, e Escola Municipal Benedita Figueiró de Oliveira (Extensão), no município de Batayporã, que integram o Programa de Valorização da Educação (PVE), iniciativa da companhia em parceria com o Instituto Votorantim para a promoção da melhoria na qualidade do ensino.
Os exemplares foram arrecadados durante as Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA), realizadas em todas as unidades da Auren Energia, empresa da qual a CESP é subisidiária, dentro de uma mobilização voluntária dos colaboradores, e posteriormente encaminhados à Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera), responsável por coordenar a entrega às escolas. Ao todo, mais de 43 colaboradores da empresa participaram da ação voluntária.
Em Rosana, a iniciativa contou ainda com um momento especial de leitura coletiva com os alunos da rede pública, conduzido por voluntários da CESP, reforçando o incentivo ao hábito da leitura e à aproximação entre a empresa e a comunidade local. A ação foi realizada Horto Florestal da empresa, e contou com a participação de cerca de 25 alunos e alunas.
“Acreditamos que a educação é um dos pilares para o desenvolvimento sustentável das comunidades, o que passa diretamente pela leitura. Ler amplia visões de mundo e possibilidades, estimula o senso crítico, fortalece a capacidade de interpretação da realidade como um todo, além de ser um pilar fundamental da inclusão e cidadania. Por isso, buscamos constantemente promover iniciativas que despertem o interesse das crianças e jovens pela leitura e fortaleçam o vínculo entre a escola e a sociedade. Essa doação faz parte de um leque de iniciativas que promovemos e reflete o compromisso da CESP com a formação das novas gerações e com o futuro das regiões onde estamos presentes”, destaca Raquel Leite, gerente de Sustentabilidade, Planejamento e Desenvolvimento Social da companhia.
PVE
A ação integra o Programa de Valorização da Educação (PVE), desenvolvido pela CESP em parceria com o Instituto Votorantim, que busca promover a melhoria da qualidade do ensino público municipal e o fortalecimento da gestão educacional. Na região da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera), o PVE beneficia cerca de 2 mil estudantes nos municípios de Rosana (SP) e Batayporã (MS).O programa atua em 10 escolas municipais — sendo sete em Rosana e três em Batayporã — com foco na capacitação de gestores escolares, formação de equipes pedagógicas e mobilização social para envolver a comunidade e as famílias na vida escolar.
Sobre a CESP
Somos uma empresa de energia com foco em geração de energia elétrica, de forma inclusiva e responsável, priorizando o desenvolvimento local para renovar toda a sociedade. Há mais de cinco décadas, produzimos energia elétrica no estado de São Paulo. Operamos com duas usinas hidrelétricas localizadas na região sudeste – Paraibuna e Porto Primavera – que, juntas, somam 1.627 megawatts (MW) de capacidade instalada. O mercado suprido pela CESP é composto pelas principais distribuidoras do país e por diversos agentes do mercado. Saiba mais: https://www.cesp.com.br/
Informações à Imprensa
Infomuts – Informação Inteligente
![]()
-
ACONTECEU22 horas agoPrefeito Jaime participa do 3º Congresso dos Municípios em Campo Grande
-
MATO GROSSO DO SUL5 dias agoCom bolsas de R$ 1,8 mil, Suzano abre inscrições para curso Técnico em Eletromecânica em Ribas do Rio Pardo (MS)
-
MATO GROSSO DO SUL22 horas agoVale da Celulose: base florestal em Mato Grosso do Sul deve crescer 40% até 2028
-
MATO GROSSO DO SUL5 dias agoSuzano abre três processos seletivos para atender suas operações em Ribas do Rio Pardo (MS)
-
GERAL21 horas agoCESP incentiva a leitura por meio de doação de mais de 100 livros infantis para escolas públicas de Batayporã (MS) e Rosana (SP)














