TEMPO

Frio ganha força e aumenta chance de geada nesta quinta-feira

Publicados

em

A intensa massa de ar polar que passou a atuar no Sul do país deu início ao que a meteorologia aponta ser a onda de frio mais severa deste ano até o momento chegou a Mato Grosso do Sul ontem (28) e deve se intensificar nesta quinta-feira (29) com chance de temperaturas abaixo de 5°C e geada no extremo sul.

Com pouca nebulosidade as temperaturas caem mais rápido. “A cobertura de nuvens é um importante fator que interfere no aquecimento e no resfriamento do ar durante o dia e também durante a noite, atuando como um regulador da temperatura. Com o céu limpo, as temperaturas tendem ser menores”, explica a coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Valesca Fernandes.

Esse fator também influencia nos níveis de umidade relativa do ar que podem atingir valores críticos entre 30-20% em praticamente todas as áreas de Mato Grosso do Sul.  Nestas condições é necessário aumentar a ingestão de líquidos, umidificar ambientes e redobrar atenção com idosos e crianças.

Leia Também:  Instituições e ambientalistas elogiam medidas do governo para transformar MS em estado carbono neutro

Vale lembrar que a combinação entre temperatura e velocidade do vento, também chamada de sensação térmica, pode potencializar a percepção de frio na pele.

Na parte centro-sul e leste do Estado as mínimas podem ficar entre 0°C e 5°C no início da manhã, e à tarde devem ficar entre 12°C e 17°C. Já na região norte e pantaneira as mínimas ficam entre 10°C e 13°C, e as máximas entre 17°C e 20°C.

 

Mireli Obando, Subcom

Foto: Chico Ribeiro

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TEMPO

Segunda será quente e seca, mas chuva volta em MS, aponta previsão

Chuva pode vir forte e acompanhada de raios, trovoadas e rajadas de vento, segundo o Climatempo

Publicados

em

O avanço de uma nova frente fria ao longo desta semana aumenta as condições para chuva na região Centro-Oeste.

Conforme o Climatempo, os acumulados não serão suficientes para reverter o quadro de seca.

Modelos meteorológicos mostram que a frente fria começa a avançar ao longo da terça-feira (14), já provocando chuva em Mato Grosso do Sul, especialmente na região sul, onde a chuva pode vir forte e acompanhada de raios, trovoadas e rajadas de vento, segundo o Climatempo.

Para esta segunda-feira (13), o destaque ainda será o tempo firme e seco em todo Mato Grosso do Sul. O sol aparece entre nuvens e as temperaturas seguem com tendência de rápida elevação.

A semana começa com registro de grande amplitude térmica em todas as áreas. As temperaturas podem registrar mínimas de 22°C a 27°C, enquanto as máximas podem ficar entre 35°C e 40°C.

Os níveis de umidade relativa do ar tendem a ficar bastante baixos hoje, com variação entre 40-10%, sendo os menores índices esperados para as regiões norte e leste as mais secas.

Leia Também:  Operação Fronteiras e Divisas Integradas I apreende mais de 8 toneladas de drogas no MS

Confira abaixo as temperaturas estimadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a Capital e algumas regiões do Estado nesta segunda-feira.

Campo Grande: 25°C | 35°C

Dourados: 24°C | 39°C

Ponta Porã: 23°C | 39°C

Três Lagoas: 25°C | 41°C

Paranaíba:  24°C | 40°C

Coxim: 26°C | 40°C

Corumbá: 26°C | 41°C

SELVIRIA : 26ºC/41ºC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

SELVÍRIA

ACONTECEU

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA