SELVÍRIA

Voltada para os professores municipais, palestra apresenta o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos

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No dia 11 deste mês, sexta-feira, será realizada para os professores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Selvíria uma palestra voltada para expor como funciona o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), promovido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do programa Cidade Empreendedora. O encontro é on-line e as inscrições podem ser feitas pelos docentes no portal do Sebrae, basta clicar aqui.

O JEPP é uma metodologia que visa despertar nas crianças e adolescentes a criatividade e o interesse pelo empreendedorismo. Para que a temática seja trabalhada com os alunos em sala de aula, ou de forma virtual, o Sebrae promove a capacitação dos professores. Neste ciclo, são 85 docentes envolvidos, o projeto vai ser aplicado nas Escolas Municipais Joaquim Camargo e Professor Nelson Duarte Rocha e na Escola Rural Municipal São Joaquim e deve atender 854 estudantes que cursam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a palestra vai ser o primeiro contato do corpo docente e dos coordenadores das Escolas Municipais com o projeto e vem para esclarecer o passo a passo do trabalho. “Para o programa acontecer o professor é uma parte essencial do processo. Ele tem que ter o brilho nos olhos, então, a ideia do encontro é explicar como funciona o projeto, as estratégias voltadas para cada turma e, principalmente, motivá-los a abraçar a iniciativa”, pontuou a gestora.

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Após a palestra, os consultores do Sebrae vão até as escolas para identificar as particularidades de cada uma e elaborar um plano de trabalho, somente depois desse processo é iniciada a capacitação docente.

Capacitação on-line

Neste ano, a formação vai ser feita de forma remota, por meio de um portal de Educação a Distância criado pelo Sebrae Nacional, e cada professor possui 30 dias para concluí-la. Os docentes vão ter acesso a nove cursos independentes que expõem formas de trabalhar o tema empreendedorismo com os estudantes de acordo com a faixa etária e do ano que estão cursando. No entanto, cada professor pode optar se deseja fazer o treinamento com as metodologias voltadas para os estudantes dos anos iniciais, do 1º ao 5º, ou para os anos finais, do 6º ao 9º.

Com cada turma, o empreendedorismo é abordado de uma forma diferente. No caso do 1º ano, por exemplo, o tema proposto para a ideia de negócios é o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, propõem-se o desenvolvimento de produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.

As metodologias possuem de 20 a 30 horas/aula e a orientação é que os temas sejam trabalhados com os alunos em 2 horas/aula por semana, com isso, a ação é concluída dentro de 4 meses. Como cada um dos cursos envolve a criação de produtos, a proposta é que no final do projeto seja feita uma feira com a participação de todos os estudantes e com o envolvimento da comunidade.

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Segundo Priscila, é importante ressaltar que, mesmo em um contexto em que o distanciamento social é necessário, a metodologia ainda sim pode ser executada. “Ela pode ser adaptada às aulas remotas e, no caso da feira, há estratégias eficazes. No ano passado, por exemplo, houve uma escola que fez uma ação drive thru – antes eles divulgaram um cardápio com os produtos que iriam ser vendidos, as pessoas encomendaram e na data do evento passaram para retirar. A experiência foi bastante positiva”, ressaltou a gestora.

Mais do que despertar nos estudantes o interesse pelo empreendedorismo, o projeto JEPP também trabalha outros temas associados, como o estímulo e cultivo de hábitos saudáveis, produção de alimentos e práticas sustentáveis. Outro ponto importante, de acordo com Priscila é que por meio do aprendizado das crianças e adolescentes, é possível sensibilizar as famílias. “O projeto consegue mobilizar a sociedade como um todo e, através dele, podemos fazer com que o município desenvolva uma cultura empreendedora o que vai ajudar no fortalecimento dos pequenos negócios e no crescimento da cidade”, enfatizou a gestora.

Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do telefone 0800 570 0800 ou pelo Whatsapp (67) 3389-530.

Por: Assessoria de Comunicação / ASN – Agência Sebrae de Notícias.

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SELVÍRIA

Selvíria recebe cobertores por meio de ação do Governo do Estado para famílias em vulnerabilidade social

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Selvíria foi contemplada com uma nova remessa de 311 cobertores para aquecer famílias em estado de vulnerabilidade social. Por meio da ação do Governo do Estado ‘Aqueça uma Vida’, a Assistência Social do município realiza a partir do início dessa semana as entregas às famílias cadastradas e acompanhadas pelo CRAS – Centro de Referência da Assistência Social. Os cobertores serão entregues às famílias que ainda não receberam em entregas anteriores realizadas nesse ano no município.

Para oficializar a entrega, o coordenador regional do Governo do Estado, Jorge Martinho esteve nessa manhã (21), na sede do CRAS, juntamente com a primeira-dama e secretária de Assistência social Tatiane Araujo da Paz; coordenadora do CRAS e assistente social, Michely Mayara Umbelino Lima; coordenadora de Políticas Públicas e Promoção Social, Elizabete Teixeira e equipe.

“Agradecemos por mais uma vez sermos contemplados por esta grande e importante ação de solidariedade do Governo do Estado, que muito irá ajudar para tornar mais aquecido o inverno daqueles que mais precisam”, disse a secretária Tatiane.

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Com recursos do Fundo de Investimento Social (FIS), foram adquiridas 80 mil unidades pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST) para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, totalizando um investimento de R$ 2.671.200,00.

A campanha “Aqueça uma Vida” já é um marco e anualmente esperada pelas famílias sul-mato-grossenses. Desde 2020, devido ao cenário de pandemia, a entrega aos municípios obedece rígido cronograma e olhar atento às normas de segurança.

A distribuição entre os municípios é proporcional ao número de famílias em situação de vulnerabilidade social, de extrema pobreza, de acordo com Cadastro Único (CadÚnico); distribuição por porte do município; e presença de população indígena no território conforme dados do IBGE 2010 e o Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul, considerando também o porte municipal. A partilha foi deliberada pelo Conselho Estadual de Assistência Social de MS (CEAS) e pactuada na Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social de MS (CIB).

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Por: Assessoria de Comunicação / Com informações: www.sedhast.ms.gov.br

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