REGIÃO

Suzano amplia em 23% o número de pessoas negras em cargos de liderança em 2021

Crescimento considera colaboradores e colaboradoras em cargos de supervisão e acima

Publicados

em

Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, ampliou em 23% o número de pessoas negras ocupantes de cargos de liderança na companhia desde o início do ano. Atualmente, há 321 negros e negras em posições de supervisão e acima nas operações no Brasil. Em dezembro de 2020, eram 260 pessoas. Com isso, pessoas negras ocupam atualmente 28,4% desses cargos na Suzano.

A companhia valoriza o pilar da diversidade e entende que há uma jornada de transformação e evolução a ser percorrida, o que inclui a adoção de uma série de iniciativas de atração, retenção e capacitação. Entre elas, destacam-se o letramento racial da diretoria, um pool de talentos proativo onde há uma seleção de negros e negras para vagas específicas de liderança, além do compromisso de garantir ao menos 50% de pessoas negras e/ou mulheres nas etapas finais de entrevistas, entre outras ações. A Suzano também tem como meta ampliar em três pontos percentuais o número de negros e negras em cargos de supervisão e acima ainda este ano, e até o momento já atingiu dois pontos percentuais.

“Nós precisamos oferecer oportunidades de formação e desenvolvimento, priorizando a diversidade já no ingresso dos novos talentos, pois são esses jovens que serão os líderes do futuro. Hoje, ao celebrarmos o Mês da Cultura Negra, refletimos o nosso papel enquanto companhia de tornar a representatividade nas organizações uma realidade”, diz Marcelo Bacci, Diretor Executivo de Finanças, Relações com Investidores e Jurídico da Suzano. Bacci é também Sponsor do GA (Grupo de Afinidade) de Negros(as) da companhia.

Nos últimos anos, a Suzano tem flexibilizado os requisitos para as novas pessoas que desejam ingressar na companhia, privilegiando o potencial em detrimento dos aspectos de educação formal, já que considera o pilar de formação como algo que pode ser complementado e desenvolvido dentro da própria companhia. Esse direcionamento tem contribuído para atrair e reter talentos diversos na Suzano, incluindo os grupos minorizados. Em 2021, os programas de Trainee e de Estágio da companhia contaram com 40% e 35,6% de pessoas negras, respectivamente. Ainda este ano, o Programa de Preparação de Gestores de Celulose e Papel teve metade do público composto por pessoas negras.

Leia Também:  Messi amplia recorde e ganha 7ª Bola de Ouro da carreira

A Suzano tem ampliado o quadro de colaboradores(as) de modo geral e, somente este ano, o total de pessoas que trabalham na companhia cresceu 10%. Com essa trajetória de expansão, a companhia entende que, para manter um caminho de constante aprendizado no que diz respeito à diversidade e inclusão, as ações precisam ser permanentes. Por isso, durante o Mês de Celebração da Cultura Negra, a empresa tem promovido uma programação especial para trazer mais visibilidade e ampliar o engajamento de todas e todos com o tema.

Com o lema “Cultivar orgulho, fortalecer nossa evolução”, as iniciativas são inspiradas em dois conceitos centrais: a ancestralidade e o afrofuturismo, de modo a estabelecer um diálogo com o passado, resgatando e valorizando as culturas dos povos originários do continente africano, os processos de transformação dessas identidades na formação das sociedades ocidentais, como a brasileira, e com presente-futuro, para empoderar as pessoas negras em todos os lugares e espaços.

Como parte da programação temática, a Suzano promoveu, por exemplo, a live “Nossa ponte para o amanhã”. O bate-papo, mediado por Bruna Ribeiro, consultora de Sustentabilidade da companhia, contou com a participação de Fabio Almeida, Diretor Executivo de Papel e Embalagens da Suzano, também Sponsor do GA de Negros(as) da companhia, e da escritora, educadora e influenciadora Kiusam de Oliveira. O evento abordou a importância da educação como instrumento de transformação social e empoderamento de negros e negras em suas lutas. “Debates e reflexões como as que estamos propondo nos ajudam a impulsionar a educação e fortalecer a cultura antirracista, além de estarem alinhados a um dos nossos Compromissos para Renovar a Vida, como o de aumentar em 40% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em municípios prioritários”, afirma Bruna.

Leia Também:  Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até hoje

O vídeo da live “Nossa ponte para o amanhã” pode ser acessado no canal da Suzano no Youtube: youtube.com/SuzanoOficial.

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Informações à Imprensa

Performa Comunicação

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

REGIÃO

Eldorado Brasil oferece oportunidades para contratação imediata

São 100 vagas para as operações no Mato Grosso do Sul e também para São Paulo

Publicados

em

Encerrar o ano empregado é o sonho de muitos brasileiros. A empresa de celulose Eldorado Brasil, com fábrica em Três Lagoas (MS) segue contratando profissionais para áreas: florestal, industrial, comercial e logística, entre outras. Neste momento a empresa oferece 100 vagas para início imediato, para diferentes posições no estado, nas cidades de Três Lagoas, Inocência, Água Clara e Selviria. Em São Paulo, há vagas na capital e em Santos.

Entre as vagas disponíveis, estão: motorista carreteiro, líder de manutenção, analista de sustentabilidade, borracheiro, motorista, operador de colheitadeira, ajudante florestal, analista de sistemas, analista financeiro entre outras.

Todas as vagas podem ser conferidas no site www.eldoradobrasil.com.br, na aba ‘Trabalhe Conosco’, onde é possível conferir os pré-requisitos e cadastrar o currículo para participar da seleção.

Permanência em Contratações

Em 2021, a Eldorado Brasil já contratou mais de 1.600 profissionais para atuar em suas operações, seguindo rigorosos protocolos sanitários em todo o processo seletivo, com foco na segurança dos candidatos e funcionários.

“Estamos entre os setores que mais empregam em Mato Grosso do Sul e seguimos contribuindo com a geração de empregos e recuperação da renda formal no Estado. Além das competências exigidas para cada vaga avaliamos se o interessado está alinhado com nossos valores”, informou Élcio Trajano Jr, diretor de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Comunicação.

Leia Também:  SEGURANÇA INTERNACIONAL - Atento a China e Coreia do Norte, premiê do Japão fala em intensificar as defesas

Elcio ainda destacou que, “a valorização de pessoas é um dos direcionadores da Eldorado Brasil”. Também frisou que, no momento da contratação, é avaliado se o candidato tem o perfil que a empresa busca. “Vamos completar nove anos de operação, e temos um projeto de crescimento e de investimentos muito consistentes, e buscamos perfis profissionais que possam agregar com a empresa, e assim, com o desenvolvimento do Estado”, disse.

Processo Seletivo e Benefícios

Após avaliação de currículo, a equipe de Recrutamento e Seleção agendará uma entrevista online. Os aprovados seguem para entrevista presencial ou digital com o líder operacional. O processo inclui ainda a passagem por um comitê de valores, em que pessoas de diferentes setores realizam um bate-papo com o objetivo de identificar a aderência do candidato aos valores organizacionais da companhia.

As oportunidades estão abertas a todos os profissionais, sem distinção de raça, cor, gênero.

Entre os benefícios oferecidos estão: assistência médica e odontológica, vale alimentação, previdência privada, programa de participação nos lucros e resultados.

Sobre a Eldorado Brasil

Leia Também:  Selvíria é representada no Encontro Regional Costa Leste

A Eldorado Brasil é uma produtora de celulose de eucalipto e de energia, com mais de cinco mil colaboradores. A companhia possui mais de 200 mil hectares de florestas plantadas e outros mais de 100 mil hectares de áreas de conservadas em Mato Grosso do Sul. A fábrica de celulose com capacidade para produzir mais de 1,7 milhão de toneladas de celulose por ano e a Usina Termelétrica Onça Pintada, com capacidade para gerar 50 megawatts de energia verde, ficam no site industrial da companhia em Três Lagoas (MS).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

SELVÍRIA

ACONTECEU

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA