POLÍTICA

ELEIÇÕES 2022 – Pesquisa BTG/FSB: Lula lidera com 41% e Bolsonaro sobe para 32%

Ciro aparece na terceira posição, com 9%

Publicados

em

A Pesquisa eleitoral BTG/FSB divulgada nesta segunda-feira (25.abr.22) confirma a mostra da Ipespe, onde revela que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente com 41% das intenções de votos. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), está no 2º lugar, com 32%, no cenário principal com 12 pré-candidatos.

A íntegra da pesquisa.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece na terceira posição, com 9%. Esse resultado é para o levantamento estimulado, quando os entrevistados recebem uma lista prévia de nomes de pré-candidatos.

O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) e o deputado federal André Janones (Avante) conquistariam 3% nas urnas. A senadora sul-mato-grossense Simone Tebet (MDB) teria apenas 1% dos votos, empatando com Vera Lúcia (PSTU), também com 1%.

José Maria Eymael (DC), o empresário Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil) e Leonardo Péricles (UP) não pontuariam, segundo a pesquisa. Considerando a margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, todos esses pré-candidatos estão tecnicamente empatados, com “0” por cento dos votos.

Leia Também:  Bioparque Pantanal abre votação para escolher nome de sucuri paraense

Desistiram da disputa pelo planalto: o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) e o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB).  Entraram na lista: José Maria Eymael, Vera Lúcia, Sofia Manzano, Luciano Bivar e Leonardo Péricles. Essa semana, o ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta chamou de “teatro” os nomes da chamada “3ª via”

A última pesquisa da BTG que dá para traçar uma comparação é de março, quando Lula tinha 43% das intenções de voto. Poderia se dizer que Lula encolheu e Bolsonaro subiu com a saída de Sérgio Moro da corrida eleitoral.

O Instituto FSB, contratado pelo banco BTG Pactual, disse que na pesquisa divulga hoje, ouviu 2.000 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 22 e 24 de abril. As entrevistas foram feitas por telefone. O índice de confiança do levantamento é de 95%. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a pesquisa está registrada sob o número de protocolo BR-04676/2022.

Nesse levantamento a soma dos candidatos de 3ª via encolheu de 24% para 17%, reforçando a polarização Lula x Bolsonaro.

Leia Também:  Na primeira semana, aeródromo de Santa Maria registrou média diária de seis operações noturnas

O petista segue forte no eleitorado de baixa renda, ao passo que atual presidente se recupera na classe média e entre os evangélicos. “Lula segue na liderança, mas sua vantagem diminuiu bastante no último mês. Apesar de ter recuperado parte do eleitorado que votou nele no 2º turno de 2018, Bolsonaro segue com alta rejeição (57%)”, analisou Marcelo Tokarski, sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa.

A pesquisa da BTG ainda revelou que 71% diz que decisão de qual candidato deve votar já está tomada. 27%, porém dizem que podem mudar o voto.  

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Lula vai casar! Tudo o que já sabemos sobre a cerimônia do ex-presidente

A cerimônia está marcada para acontecer às 19h e será em São Paulo. Dos poucos detalhes que a noiva revelou à imprensa um deles é sobre o vestido. A

Publicados

em

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se casar. O político de 76 anos subirá ao altar no próximo dia 18 de maio com a com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, de 56, com quem vive há pelo menos quatro anos.

“Estou apaixonado como se eu tivesse 20 anos de idade, como se fosse minha primeira namorada. Vou casar da forma mais tranquila possível e vou fazer a campanha feliz”, declarou Lula em recente entrevista à Revista Time.

A cerimônia está marcada para acontecer às 19h e será em São Paulo. Dos poucos detalhes que a noiva revelou à imprensa um deles é sobre o vestido. A peça é assinada pela estilista Helô Rocha, que conversou com a Universa, do Uol. Janja vai usar um vestido longo, em organza (tecido feito de seda) na cor off white e coberto de bordados feitos por moradoras de Timbaúba dos Batistas, uma cidade da região do Seridó, sertão do Rio Grande do Norte.

“Minha mãe e minha família materna são dessa região. Desde a época da faculdade, trabalho com essas mulheres que fazem um bordado muito especial, o de linha, com uma máquina de pedal. É uma mistura de técnicas, ponto cheio, Richelieu [que tem efeito semelhante ao de uma renda] e sombreado, que são feitas nesse tipo de máquinas”, explicou.

“Quando conversei com a Janja, não vi outro caminho a não ser trabalhar com essas bordadeiras. Acho que tinha que ser um vestido brasileiro, com uma mão de obra especial e regional. Elas deram um toque especial”, acrescentou.

De acordo com a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, a indicação da estilista foi da chef Bela Gil, que é amiga do casal e está entre os 150 convidados da festa.

Leia Também:  7ª edição da campanha ‘Aqueça uma vida’ arrecada doações até o dia 24 de maio

Sabe-se ainda que os os noivos não têm grandes planos para a lua de mel. Segundo a colunista, em uma reunião do PT, o ex-presidente da república falou sobre o assunto. Disse aos presentes que está em “eterna lua de mel com Janjinha”, como se refere à noiva.

Ainda de acordo com a jornalista, os convidados que vêm de outras cidades foram recomendados pela equipe do noivo a chegaram no dia 17 de maio e bloquear a agenda no dia 18. Foi informado também que estaria rolando uma grande ciumeira entre parlamentares. Pouquíssimos teriam sido convidados pelos noivos.

Na mesma reunião do PT citada acima, Lula teria falado sobre a importância da cerimônia. Disse que é “apegado às tradições” e que queria receber benção e se casar de papel passado, assim como fez nas duas uniões anteriores.

Segundo a jornalista e colunista Mônica Bergamo, a lista de convidados de Lula de Janja, que antes estava restrita a apenas a amigos e familiares, algo entorno de 100 pessoas, já passa de 150 convidados, com chance de crescer ainda mais.

Leia Também:  Mato Grosso do Sul se mantém com a 3º menor taxa de desocupação do país, aponta pesquisa do IBGE

Um dos critérios do casal, segundo a jornalista, foi incluir na lista pessoas que são consideradas igualmente amigas de Lula e de Janja. Chico Buarque e sua mulher, Carol Proner, por exemplo, foram convidados. Gilberto Gil e Flora Gil também, bem como Daniela Mercury e Malu Verçosa.

Na quinta-feira, 12 de maio, a noiva Janja foi às redes sociais comentar sobre o grande dia.

Presidente Lula no Podpa
Por EDUARDO ELIAS – ms noticias
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

SELVÍRIA

ACONTECEU

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA