POLÍTICA

ELEIÇÕES 2022 – Lula tem 45% dos votos, contra 46% dos adversários somados, revela Ipespe

Existe a possibilidade do ex-presidente ganhar no 1º turbo, mostra levantamento

Publicados

em

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro (Foto: Ricardo Stuckert | Clauber Cleber Caetano/PR)

pesquisa eleitoral Ipespe divulgada nesta sexta-feira (22.abr.22), antecipa que é provável que as eleições tenham acabem num só turno em 2022, quando observada a corrida pela cadeira presidecial.

Conforme a pesquisa contratada pela XP Investimentos, o expresidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45% das intenções de voto na pesquisa estimulada — quando é apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos. Em 2º lugar, Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, tem 31% das intenções de votos, também, nas estimuladas.

Em um mês Lula (PT) e Bolsonaro (PL) subiram 1% cada. Os adversários de ideologias são respectivamente, 1º e 2º colocado, em uma distância generosa entre os demais adversários.

A nova pesquisa mostra que não é possível cravar que Lula venceria o pleito no primeiro turno. O petista tem 45% dos votos, contra 46% dos adversários somados. Por conta da margem de erro de 3,2 pontos percentuais, entretanto, a possibilidade existe e é grande.

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), é o 3º colocado com 8% das intenções de voto, empatando tecnicamente com João Doria (PSDB), que tem 3%. Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) — cada um desses tem 2%. O restante dos nomes testados não pontuaram.

Leia Também:  Mulheres são campeãs do Festival de Pesca de Águas do Miranda

Conforme o instituto por telefone, foram ouvidos 1.000 eleitores entre os dias 18 e 20 de abril. O nível de confiança é de 95,45%. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05747/2022.

ESTIMULADO – 1º TURNO:

  • Lula (PT): 45%
  • Bolsonaro (PL): 31%
  • Ciro (PDT): 8%
  • Doria (PSDB): 3%
  • Tebet (MDB): 2%
  • Janones (Avante): 2%
  • Eymael (DC): 0%
  • Felipe D´Ávila (Novo): 0%
  • Vera (PSTU): 0%
  • Nenhum/não iria votar/branco/nulo: 7%
  • Não sabe/não respondeu: 2%

ESPONTÂNEO – 1º TURNO:

  • Lula (PT): 38%
  • Bolsonaro (PL): 28%
  • Ciro (PDT): 4%
  • Doria (PSDB): 1%
  • Moro (União Brasil): 1%
  • Tebet (MDB): 1%
  • Janones (Avante): 1%
  • Nenhum/não iria votar/branco/nulo: 7%
  • Não sabe/não respondeu: 19%

NUM EVENTUAL 2º TURNO:

Lula ganharia contra qualquer um dos adversários testados, enquanto Bolsonaro perderia também para Ciro e empataria tecnicamente com Doria.

Veja a íntegra da pesquisa: AQUI.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Lula vai casar! Tudo o que já sabemos sobre a cerimônia do ex-presidente

A cerimônia está marcada para acontecer às 19h e será em São Paulo. Dos poucos detalhes que a noiva revelou à imprensa um deles é sobre o vestido. A

Publicados

em

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se casar. O político de 76 anos subirá ao altar no próximo dia 18 de maio com a com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, de 56, com quem vive há pelo menos quatro anos.

“Estou apaixonado como se eu tivesse 20 anos de idade, como se fosse minha primeira namorada. Vou casar da forma mais tranquila possível e vou fazer a campanha feliz”, declarou Lula em recente entrevista à Revista Time.

A cerimônia está marcada para acontecer às 19h e será em São Paulo. Dos poucos detalhes que a noiva revelou à imprensa um deles é sobre o vestido. A peça é assinada pela estilista Helô Rocha, que conversou com a Universa, do Uol. Janja vai usar um vestido longo, em organza (tecido feito de seda) na cor off white e coberto de bordados feitos por moradoras de Timbaúba dos Batistas, uma cidade da região do Seridó, sertão do Rio Grande do Norte.

“Minha mãe e minha família materna são dessa região. Desde a época da faculdade, trabalho com essas mulheres que fazem um bordado muito especial, o de linha, com uma máquina de pedal. É uma mistura de técnicas, ponto cheio, Richelieu [que tem efeito semelhante ao de uma renda] e sombreado, que são feitas nesse tipo de máquinas”, explicou.

“Quando conversei com a Janja, não vi outro caminho a não ser trabalhar com essas bordadeiras. Acho que tinha que ser um vestido brasileiro, com uma mão de obra especial e regional. Elas deram um toque especial”, acrescentou.

De acordo com a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, a indicação da estilista foi da chef Bela Gil, que é amiga do casal e está entre os 150 convidados da festa.

Leia Também:  Lula vai casar! Tudo o que já sabemos sobre a cerimônia do ex-presidente

Sabe-se ainda que os os noivos não têm grandes planos para a lua de mel. Segundo a colunista, em uma reunião do PT, o ex-presidente da república falou sobre o assunto. Disse aos presentes que está em “eterna lua de mel com Janjinha”, como se refere à noiva.

Ainda de acordo com a jornalista, os convidados que vêm de outras cidades foram recomendados pela equipe do noivo a chegaram no dia 17 de maio e bloquear a agenda no dia 18. Foi informado também que estaria rolando uma grande ciumeira entre parlamentares. Pouquíssimos teriam sido convidados pelos noivos.

Na mesma reunião do PT citada acima, Lula teria falado sobre a importância da cerimônia. Disse que é “apegado às tradições” e que queria receber benção e se casar de papel passado, assim como fez nas duas uniões anteriores.

Segundo a jornalista e colunista Mônica Bergamo, a lista de convidados de Lula de Janja, que antes estava restrita a apenas a amigos e familiares, algo entorno de 100 pessoas, já passa de 150 convidados, com chance de crescer ainda mais.

Leia Também:  Municípios do interior celebram aniversário de emancipação nesta quinta-feira

Um dos critérios do casal, segundo a jornalista, foi incluir na lista pessoas que são consideradas igualmente amigas de Lula e de Janja. Chico Buarque e sua mulher, Carol Proner, por exemplo, foram convidados. Gilberto Gil e Flora Gil também, bem como Daniela Mercury e Malu Verçosa.

Na quinta-feira, 12 de maio, a noiva Janja foi às redes sociais comentar sobre o grande dia.

Presidente Lula no Podpa
Por EDUARDO ELIAS – ms noticias
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

SELVÍRIA

ACONTECEU

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA