POLÍCIA

Vai viajar na Semana Santa? Confira as dicas para deixar a casa protegida

Publicados

em

Quem for viajar na Semana Santa e deixar a casa sozinha deve tomar alguns cuidados. Para evitar que a residência seja alvo de criminosos, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul dá uma série de dicas:

  • A porta da cozinha deve ser protegida e a área tem que ser isolada do restante da casa com o trancamento das portas intermediárias. Isso porque os arrombamentos são mais frequentes pelos acessos dos fundos dos imóveis;
  • Não guarde objetos de valores em casa. Faça seguro deles e confie a custódia a cofres de bancos. Se preferir, use cofres de segurança dentro da residência, mas sempre que possível instale mais de um, sendo um deles fora dos aposentos particulares;
  • Os alarmes sonoros ou luminosos devem ser testados periodicamente. Isso melhora a segurança e também ajuda os vizinhos que, avisados, reconhecem com facilidade o sistema e podem ajudar em caso de perigo;
  • Faça o máximo para dificultar a ação de delinquentes, desde a colocação de trincos e travas nas portas e janelas até trancas, correntes e cadeados nos pontos mais vulneráveis. Improvise as defesas conforme necessidade;
  • Conheça seus vizinhos e combine com eles medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante nos momentos de perigo. Os vizinhos devem estar sempre alerta pela segurança de sua rua ou bairro;
  • Participar de grupos de Whatsapp colabora com a segurança de seu bairro. Movimento de pessoas estranhas podem ser observados, criando alarde e dificultando a ação de bandidos, bem como, na obtenção de informações a serem passadas para a polícia posteriormente;
  • Evite deixar as luzes acesas durante o dia. É um sinal claro de que não há ninguém em casa;
  • Mantenha luzes acesas durante a noite e combine com vizinhos de confiança para que fiquem responsáveis por monitorar a casa e evitar jornais e correspondências acumuladas;
  • Não divulgue em redes sociais que vai sair a passeio;
  • Leve as chaves da casa com você. Não deixe a chave de sua residência em um local inapropriado como debaixo do tapete, próximo à janela ou a um vaso de plantas, por exemplo, pois é uma deixa para que o ladrão a encontre;
  • Em condomínios fechados ou edifícios, não deixe as chaves na portaria.
  • Ao sair ou retornar da residência, observe as proximidades e se constatar a presença de estranhos, não entre;
  • Oriente familiares e empregados para que não comentem com estranhos sobre os hábitos da família.
  • E se mesmo assim não for possível evitar o furto, informe imediatamente a Polícia Militar pelo telefone 190, a Guarda Civil Metropolitana pelo 153 e se dirija à delegacia da Polícia Civil para registrar a ocorrência, para que tão logo possam ser iniciadas as investigações para identificação dos autores e recuperação dos objetos subtraídos.
Leia Também:  Municípios do interior celebram aniversário de emancipação nesta quinta-feira

Se precisar procurar a Polícia Civil, procure uma delegacia perto da sua residência. A lista com o endereço e telefone de todas as delegacias da Polícia Civil pode ser acessada pelo site www.pc.ms.gov.br/servicos-2/busca-unidades.

Polícia Civil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Na entrega da Medalha Tiradentes, governador destaca os investimentos em segurança e o compromisso com a Polícia Militar

Publicados

em

Na cerimônia tradicional de entrega da “Medalha Tiradentes”, no Comando Geral da Polícia Militar, o governador Reinaldo Azambuja destacou a importância da homenagem para aqueles que apoiam e ajudam a Polícia Militar, assim como os investimentos do Governo que tornaram Mato Grosso do Sul o quarto Estado mais seguro do País.

“Muito feliz em entregar esta medalha Tiradentes a civis e militares que contribuíram para Policia Militar. Também temos a formatura e ascensão na carreira dos novos sargentos. Quero renovar nossa confiança nestes policiais. Contem com este governador até o nosso último dia mandato”, disse o governador.

Emoção: governador recebe agradecimento de familiar de policial militar promovido

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, afirmou que o momento é de retribuir apoio para aqueles que ajudaram a corporação, assim como enaltecer os investimentos e resultados positivos na segurança pública. “Foram indispensáveis para o bom trabalho os investimentos como aquisição de equipamentos, como 12 mil coletes, dois helicópteros, armamentos e renovação da frota, assim como capacitação profissional e melhorias nas instalações, temos assim policiais capacitados para atender a população. Se viramos referência nacional, devemos muito ao empenho do governador Reinaldo Azambuja”.

Leia Também:  Após criticar Lei Rouanet, vazam valores milionários que Zé Neto & Cristiano ganharam

Entrega de medalhas

Honraria concedida para as pessoas que prestam relevantes serviços a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, neste ano a “Medalha Tiradentes” foi entregue a 135 personalidades. É a mais alta condecoração concedida pela Polícia Militar  a civis e militares pelo seu destaque pessoal e profissional em prol da segurança pública.

Secretário Flavio Cesar: homenagem aumenta a responsabilidade em fazer o melhor pelo Estado

Entre os agraciados está a secretária de Administração e Desburocratização, Ana Carolina Nardes. “Agradeço a consideração e o reconhecimento da Polícia Militar, receber a mais alta condecoração desta honrada instituição é motivo de orgulho e muita alegria, o que aumenta ainda mais o nosso compromisso em continuar a trabalhar em prol do avanço do nosso Estado”.

O secretário-adjunto de Governo e Gestão Estratégica, Flávio César, também recebeu a Medalha Tiradentes. “Motivo de satisfação esta honraria e aumenta ainda mais nossa responsabilidade para fazer um bom trabalho na gestão estadual”.

Também estão entre os homenageados o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o desembargador Carlos Eduardo Contar, o general de Exército Fernando José Sant’ana Soares e Silva, o brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rosseto, Comandante da Base Aérea de Campo Grande, a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali, Glória Suzuki, coordenadora-geral de Perícias, entre outros.

“Nosso planejamento era retomar as promoções, tradições e entrega de medalhas, que é uma valorização ao policial. Nossa tropa está satisfeita”, disse o comandante-geral da PM, o coronel Marcos Paulo Gimenez.

Leia Também:  Quinta-feira terá tempo estável, com possibilidade de chuvas isoladas na região Centro-Norte do Estado

Novos sargentos

Valorização: com a formatura, 230 policiais foram promovidos a sargento

Durante o evento houve a formatura de 230 novos sargentos da Polícia Militar, que passaram por um curso de aperfeiçoamento, com duração de 1.080 horas-aula. A qualificação foi realizada pelo Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap).

O curso de formação era requisito para ascensão na carreira militar dos cabos da Polícia Militar, que receberam o conhecimento necessário para exercerem as funções próprias da graduação de um sargento. Eles são oriundos de diversos municípios do Estado, como Amambai, Corumbá, Dourados, Jardim, Três Lagoas e Ponta Porã.

Entre as novas atribuições dos sargentos estão o comando de viaturas, escrivão de sindicâncias e inquéritos policiais militares. “Este ano é de realização, começamos em janeiro no Cefap no curso de formação. Hoje estamos saboreando esta sonhada promoção”, afirmou o orador da turma, Cristian Lima.

Leonardo Rocha, Subcom
Fotos: Bruno Rezende

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

SELVÍRIA

ACONTECEU

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA