POLÍCIA
Operação Boas Festas da PM aborda 78,5 mil pessoas e vistoria mais de 40 mil veículos

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul realizou, entre os dias 27 de novembro de 2020 e 03 de janeiro de 2021, a Operação Boas Festas, como plano de policiamento especial para garantir a segurança da população sul-mato-grossense, durante as festividades de fim de ano. Durante as atividades preventivas, foram abordadas mais de 78,5 mil pessoas.
Operação contou com o efetivo de cerca de dois mil policiais
Ao todo, foram 2.857 operações policiais, saturações, blitze e, com isso, 41,011 mil veículos foram vistoriados, sendo que deste total 280 foram recuperados com registro de roubo e furto.
Além disso, 87 armas de fogo foram apreendidas e 324 foragidos da Justiça foram presos. Quase 3 mil pessoas foram conduzidas às delegacias.
Os dados da PMMS revelam ainda que, com a iniciativa, 52 notificações ambientais e 7.765 notificações de trânsito foram emitidas, além de 9.458 quilos de drogas e 188.413 pacotes de cigarros foram apreendidos.
A Operação Boas Festas, na avaliação do coronel da Polícia Militar, André Henrique de Deus Macedo, comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), foi positiva, mas teve um comportamento atípico em relação aos anos anteriores diante da pandemia e da suspensão de eventos oficiais de fim de ano, assim como devido ao Toque de Recolher decretado pelo Governo do Estado.
“O Comando de Policiamento Metropolitano entende que o resultado obtido durante a Operação Boas Festas foi exitoso, pois foi possível garantir a segurança para a comunidade e, ao mesmo tempo, cumprir a missão atribuída pelo Decreto do Toque de Recolher. Para isso a PM contou com planejamento por meio de análise criminal, inteligência policial e policiamento orientado”, destaca o coronel Macedo.
Sobre a Operação
Os municípios de Campo Grande, Bonito, Dourados, Três Lagoas e Corumbá tiveram o reforço dos alunos Oficiais e alunos Soldados, além do efetivo administrativo, que atuou na atividade operacional durante as festividades natalinas. O policiamento rotineiro foi mantido com o atendimento dos chamados 190 e execução das Ordens de Serviço regulares.
A Operação contou com o efetivo de cerca de dois mil policiais, por todos os municípios do Estado, distribuídos em pontos estratégicos, com apoio das Unidades Especializadas – Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE, Batalhão de Operações de CHOQUE, Esquadrão de Cavalaria, Batalhão Rodoviário Estadual e Batalhão de Policiamento Ambiental.
Veja os principais resultados:
ATIVIDADES PREVENTIVAS – “OPERAÇÃO BOAS FESTAS 2020”
Armas de fogo apreendidas
87
Prisões de foragidos da justiça
324
Pessoas conduzidas às delegacias
2.978
Notificações ambientais
52
Notificações de trânsito (AIPs)
7.765
Drogas apreendidas (quilos)
9.458
Cigarros apreendidos (pacotes)
188.413
Fonte: 2ª Seção do Estado Maior/PMMS
Ana Brito, Subcom, com informações da Assessoria de Comunicação da PMMS
Foto do destaque: Saul Schramm


POLÍCIA
Vítimas de tarados, 480 mulheres de MS foram alvo de atos obscenos e importunações sexuais em 2020
Nos últimos dias, vários casos foram denunciados à Polícia Civil

Dados da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança) apontam que em 2020, 480 mulheres registraram ocorrências de assédio nas ruas de Mato Grosso do Sul. Elas foram vítimas de crimes como importunação sexual e ato obsceno. Só nos primeiros 10 dias de 2021, já são 14 ocorrências do tipo, mostrando o risco ao qual as vítimas estão frequentemente expostas.
A diferença entre os dois crimes é que no ato obsceno, há uma exibição por parte do autor, que constrange a vítima. Já na importunação sexual, há algum tipo de contato entre autor e vítima, porém, sem ameaça grave ou violência. No entanto, se houver ameaça grave ou violência, o crime passa a ser tratado como estupro.
Conforme balanço feito pela Sejusp, no ano passado foram 102 ocorrências de ato obsceno e 378 de importunação sexual, dentre os quais 30 casos de ato obsceno e 129 de importunação sexual ocorreram somente em Campo Grande. Em todo o estado, já em 2021, são 2 de ato obsceno e 12 de importunação.
Casos recentes
Na manhã da última terça-feira (12), uma mulher de 38 anos que voltava de uma caminhada no Parque Lageado, na Capital, foi abordada por um homem em um Gol que se aproximou e se masturbou olhando para ela. A ação foi filmada e o caso encaminhado à Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher), onde foi instaurado inquérito.
Na tarde da quarta-feira (13), uma jovem de 24 anos foi perseguida por um homem que se masturbava em um ponto de ônibus na Rua José Carlos Silva de Almeida. Ela também registrou o ocorrido nas redes sociais e recebeu apoio da blogueira Mayra Cardi. Como no primeiro caso, esta ocorrência é tratada como ato obsceno.
Já na quinta-feira (14), em Aparecida do Taboado, a 457 quilômetros de Campo Grande, um homem foi preso pela Polícia Militar por se masturbar dentro de um hotel, enquanto encarava a funcionária do estabelecimento. Neste caso, o indivíduo foi levado à Delegacia Polícia Civil e autuado em flagrante por importunação sexual.
-
SELVÍRIA7 dias atrás
Projeto ambiental de Selvíria participa de iniciativa que trata de ‘inovações em turismo sustentável’
-
SAÚDE6 dias atrás
Vacina deve chegar em Mato Grosso do Sul na próxima segunda, diz Pazuello
-
SELVÍRIA6 dias atrás
SELVÍRIA CONTRA A DENGUE, FEBRE AMARELA, ZIKA E CHIKUNGUNYA!
-
SAÚDE5 dias atrás
Municípios de MS já estão cadastrados nos sistemas de vacinação do Ministério da Saúde
-
GERAL4 dias atrás
Provas do Exame Nacional do Ensino Médio começam neste domingo
-
SAÚDE4 dias atrás
Janeiro Branco e os cuidados com saúde emocional em meio a uma pandemia
-
REGIÃO4 dias atrás
Eldorado Brasil oferece mais de 800 vagas para início imediato
-
CIDADES3 dias atrás
MS planeja vacinar 890 mil pessoas nas 3 primeiras fases do plano estadual de Imunização