Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO DO SUL

Pandemia: aulas presenciais só voltam em 2021 nas escolas estaduais de MS

Ano letivo para a rede estadual de ensino termina à distância

Publicado em

 anunciou nesta segunda-feira (5) que as aulas nas escolas públicas estaduais de Mato Grosso do Sul encerrarão o ano letivo de 2020 à distância. Desta forma, as aulas presenciais nas unidades só será retomada a partir de 2021.

Conforme pronunciamento do governador Reinaldo Azambuja (), a decisão foi tomada com base em levantamento do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia). Segundo a recomendação do programa, a melhor maneira de  evitar a contaminação pelo vírus ainda é o distanciamento social.

“Mantendo a responsabilidade e ouvindo a ciência, manteremos as aulas a distância”, disse Reinaldo. O decreto ainda será publicado e o governador pontuou que as escolas permanecerão abertas caso os alunos sintam a necessidade de tirar dúvidas. Mais detalhes ainda devem ser definidos e publicados pela SED (Secretaria de Estado de ).

Inicialmente, a SED explicou que, caso as aulas retornassem presencialmente, a prioridade seria aulas dos estudantes do 3º ano do ensino médio, em razão do período pré-vestibular. A secretária de educação, Maria Cecília, disse que o ano letivo encerrará em casa e as aulas deverão ser reforçadas pela TV e internet.

Indefinição na rede municipal

Em audiência que discutiu o retorno das aulas do ensino médio das escolas particulares, na semana passada, o secretário da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), José Mauro, disse que as aulas presenciais da Reme (Rede Municipal de Ensino) ainda não tem previsão de retorno. “Não se trata de um posicionamento engessado, é preciso ter cautela”, pontuou o secretário.

Em Campo Grande, as aulas presenciais para os alunos do ensino médio devem retornar no dia 19 de outubro. Conforme o secretário de saúde, o prefeito seria a favor do retorno das aulas nas escolas particulares, mas que tudo dependerá da taxa de ocupação dos leitos da Capital.

“Ainda falta avaliar a taxa de ocupação das salas, que ainda deverá ser deliberado. É necessário dar uma retaguarda para quem está no ensino a distância e está tendo dificuldades [estudando em casa]”, disse.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO DO SUL

Fiems discute sustentabilidade da indústria de MS e mercado de trabalho em evento do TRT-MS

Published

on

O diretor de sustentabilidade do Sistema Fiems, Robson Del Casale, foi um dos palestrantes do evento “A Crise Climática e suas repercussões nas relações de trabalho”, promovido nesta sexta-feira (27/06), pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-MS).

Com o tema “A sustentabilidade da Indústria de MS e o mercado de trabalho”, Del Casale participou de painel direcionado a magistrados, servidores, colaboradores e estagiários do tribunal. A mediação do debate ficou a cargo do advogado Fernando Frioli.

A atividade foi realizada na sala de treinamento do prédio-sede do tribunal, em Campo Grande.

A programação contou ainda com painéis e a participação de especialistas e representantes de diferentes instituições. Foram debatidos temas como os impactos da crise climática sobre as relações de trabalho e os efeitos que a Rota Bioceânica poderá trazer para as relações de trabalho em Mato Grosso do Sul.

O diretor de sustentabilidade destacou o papel da Fiems na indução de práticas sustentáveis entre as indústrias do Estado. “Falamos para uma plateia bastante diversificada sobre a importância da sustentabilidade no trabalho e no setor produtivo. Espero que aconteçam mais eventos como esse, para que a gente possa ter novas oportunidades de levar informação e apresentar o processo produtivo sustentável que ocorre em Mato Grosso do Sul”, afirmou.

O desembargador Francisco das Chagas Lima Filho defendeu a iniciativa de levar orientações aos empresários sobre assuntos relacionados à sustentabilidade. “A gente precisa levar essas informações para os empresários, principalmente os pequenos e os médios empresários, que são os que têm mais dificuldade de acesso. A Federação das Indústrias tem um papel de extrema importância ao orientar as empresas”, disse.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

SELVÍRIA

ACONTECEU

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA