MATO GROSSO DO SUL
Mato Grosso do Sul se mantém com a 3º menor taxa de desocupação do país, aponta pesquisa do IBGE

A PNADC (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua) divulgada nesta sexta-feira (13) pelo IBGE, aponta que a taxa de desocupação em Mato Grosso do Sul no primeiro trimestre de 2022 ficou estável, fechando em 6,5%, a terceira menor do país, mesma posição obtida no trimestre anterior. As informações estão em Nota Técnica da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Na avaliação do secretário Jaime Verruck, o desempenho é resultado das “ações do Governo do Estado para a retomada da economia, atração de investimentos e geração de empregos”.
A taxa de desocupação mensurada pelo IBGE por meio da PNADC revela a porcentagem de pessoas na força de trabalho que estão desempregadas. De acordo com o governo federal, essa taxa ficou estável em 26 unidades da federação no primeiro trimestre de 2022. As maiores taxas foram as da Bahia (17,6%), de Pernambuco (17,0%) e Rio de Janeiro (14,9%) e as menores foram registradas em Santa Catarina (4,5%), Mato Grosso (5,3%) e Mato Grosso do Sul (6,5%).
No desempenho sul-mato-grossense, o número de pessoas ocupadas chega a 1,311 milhão, com 91 mil desocupados. Entretanto, a queda no número de pessoas na força de trabalho foi de 1,402 milhão neste trimestre, em relação aos 1,432 milhão de pessoas no trimestre anterior.
Com relação aos setores, os que mais contrataram em relação ao mesmo trimestre do ano anterior (2021) foram: Alojamento e Alimentação (41,67%), Indústria em geral (31,03%) e Transporte e armazenagem (12,28%). Já os setores que mais demitiram foram: Administração pública (-3,28%) e Agropecuária (-2,91%). Em geral, houve um aumento nas contrações de 6,33% em relação ao mesmo trimestre de 2021, gerando 78 mil novas vagas, 1,311 milhão ocupados contra 1,233 milhão de ocupados no mesmo trimestre em 2021.
Marcelo Armôa, Semagro
Foto: Arquivo


MATO GROSSO DO SUL
7ª edição da campanha ‘Aqueça uma vida’ arrecada doações até o dia 24 de maio

A 7ª edição da Campanha do Agasalho dos Servidores Públicos do Poder Executivo de Mato Grosso do Sul “Aqueça Uma Vida”, lançada no dia 19 de abril, recebe doações até o dia 24 de maio. Foram colocadas caixas em todas as secretarias, autarquias e fundações para que os servidores depositem suas peças de agasalho para ajudar famílias carentes.
Organizada pela Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), a campanha pretende arrecadar cobertores, agasalhos, luvas, cachecóis, camisas, meias, sapatos e outros itens de inverno novos ou em bom estado de conservação. Apesar de ser uma campanha dos servidores públicos do Estado toda sociedade pode participar.
Em seis edições da ação solidária, mais 189.747 peças de roupas, sapatos, agasalhos e itens de inverno foram doadas pelos servidores públicos e entregues a famílias em situação de vulnerabilidade social, através de 300 instituições.
Para formalizar o pedido das peças, as instituições filantrópicas precisam enviar ofício para a Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) no e-mail: [email protected]
Raquel Passos, SAD
Foto: Chico Ribeiro
-
SELVÍRIA5 dias atrás
Atenção Moradores, aviso de intermitência ou falta de água Cidade: SELVIRIA
-
TEMPO6 dias atrás
Quarta-feira tem previsão de tempo firme no Estado, com possibilidade de chuva em algumas regiões
-
POLÍTICA6 dias atrás
Congresso promulga benefícios tributários ao setor de tecnologia
-
MATO GROSSO DO SUL6 dias atrás
Feirão Digital de Empregos oferece 1,7 mil vagas por meio do aplicativo MS Contrata +
-
SELVÍRIA6 dias atrás
Saúde de Selvíria realiza campanha de conscientização de combate a dengue
-
MATO GROSSO DO SUL6 dias atrás
Festival América do Sul Pantanal será entre os dias 26 e 29 de maio, anuncia governador
-
SELVÍRIA6 dias atrás
Registro Eletrônico de Frequência é obrigatório para servidores públicos municipais de Selvíria
-
ACONTECEU2 dias atrás
Paróquia São João Batista celebra aniversário do município de Selvíria