Pesquisar
Close this search box.

GERAL

CTG Brasil reinaugura estação de piscicultura em Salto Grande (SP)

Além de espaço para pesquisas, no local é realizada a produção para a soltura de mais de 3,6 milhões de peixes por ano para o repovoamento de espécies nativas dos rios Paraná e Paranapanema

Publicado em

 A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no país, realizou na quinta-feira, 31/10, a reinauguração de sua estação de piscicultura, localizada em Salto Grande (SP). O evento contou com a participação de cerca de 60 pessoas, entre as quais o prefeito de Salto Grande, Mario Rosa, as diretorias de Turismo e de Meio Ambiente do município, pesquisadores da Unesp de Bauru e Botucatu e representantes do CEPTA/ICMBio, do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Médio Paranapanema e da Associação dos Amigos do Meio Ambiente (AAMA) de Ourinhos, além da imprensa da região e de profissionais da CTG Brasil.
Entre as benfeitoras feitas no local, destacam-se a modernização do laboratório, um novo auditório e a implementação de acessibilidade para PCDs. Criada em 1975 e assumida pela CTG Brasil em 2017, a estação de piscicultura abriga o Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna da empresa, que produz anualmente mais de 3,6 milhões de peixes de espécies nativas das bacias dos rios Paranapanema e Paraná, do quais aproximadamente 1,5 milhão são soltos nos reservatórios das usinas hidrelétricas administradas pela CTG Brasil no Paranapanema (Capivara, Rosana, Taquaruçu, Salto Grande, Chavantes, Canoas I, Canoas II e Jurumirim) e 2,1 milhões nos reservatórios das Usinas Jupiá e Ilha Solteira, no rio Paraná.
A renovação do espaço foi pensada para atender às necessidades atuais e continuar desenvolvendo com excelência o programa. A construção de tanques para reprodução seminatural de grandes migradores, uma nova sala voltada especialmente para o preparo de alimentação de peixes carnívoros e o escurecimento do ambiente de incubação estão entre as medidas que profissionalizaram ainda mais a operação na piscicultura.
O Especialista de Meio Ambiente da CTG Brasil, Norberto Vianna, conta que, a partir do momento em que a empresa passou a atender não apenas as usinas do rio Paranapanema, mas também do rio Paraná, novos desafios foram incorporados, tornando necessárias as melhorias.
“Por conta disso, novas espécies de peixes reofílicos como pintado, jurupoca e jaú passaram a compor o plantel reprodutivo da piscicultura de Salto Grande. Consequentemente, resultando em um aumento da reprodução e soltura de alevinos nos rios. Os peixes capturados, advindos de uma vida livre na natureza, encontram-se na piscicultura aclimatados em tanques de concreto e respondem positivamente à reprodução via indução hormonal”, explica Vianna.
Sobre o programa
O Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna, promovido pela CTG Brasil, conta com a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A realização deste programa é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das hidrelétricas operadas pela CTG Brasil, e seu objetivo é repovoar e garantir a diversidade de peixes por meio da produção e soltura de espécies nativas.
No laboratório da piscicultura de Salto Grande, além da produção de peixes, são desenvolvidas diversas pesquisas em parceria com universidades, como os recentes estudos voltados para a preservação de espécies ameaçadas, como o pintado, ou com dificuldades de reprodução em cativeiro, como a piracanjuba.
Além dessas, outras espécies são reproduzidas no local, como curimbatá, pacu, piapara, dourado, piau três pintas, lambari, todas nativas dos rios Paraná e Paranapanema. Desde 2016, quando a empresa assumiu a gestão do programa, foram soltos cerca de 26 milhões de peixes.
Sobre a CTG Brasil
Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é controlada indireta da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

GERAL

CTG Brasil promove workshop de segurança de barragem na UHE Ilha Solteira

Reunião tem como objetivo discutir a integração do Plano de Ação de Emergência de barragens (PAE) da usina com os Planos de Contingência (PLANCON) de municípios da região

Published

on

A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, realizará no dia 13 de maio o 1º Workshop de Integração entre o Plano de Ação de Emergência (PAE) e os Planos de Contingência Municipais (PLANCON), na Usina Hidrelétrica (UHE) Ilha Solteira.

 

A programação incluirá apresentação dos aspectos operacionais da UHE Ilha Solteira e momentos de articulação com os órgãos de proteção e defesa civil municipais e estaduais/regionais, com foco na aplicação prática dos procedimentos emergenciais previstos no PAE. O encontro também promoverá a integração dessas ações com os Planos de Contingência Municipais.

 

São esperados representantes das Defesas Civis de Ilha Solteira (SP), Selvíria (MS), Itapura (SP), Castilho (SP), Andradina (SP), Pereira Barreto (SP) e Três Lagoas (MS),

municípios que integram as Zonas de Autossalvamento (ZAS) e Zonas de Segurança Secundária (ZSS) da usina, além de representantes das usinas hidrelétricas São Simão, localizada no rio Paranaíba, Água Vermelha, localizada no rio Grande e Três Irmãos, localizada no rio Tietê.

 

O Plano de Ação de Emergência de barragens (PAE) é um instrumento que estabelece as ações a serem adotadas em situações de emergência envolvendo barragens, com foco na proteção da população e na mitigação de riscos. Entre as ações já implementadas na UHE Ilha Solteira estão o cadastramento da população residente na ZAS, a instalação de rotas de evacuação com sinalização adequada, a implantação de sistema sonoro de emergência e a realização de exercícios simulados.

 

A integração com os Planos de Contingência Municipais é fundamental para garantir respostas rápidas e eficientes, promovendo o alinhamento entre a empresa e os órgãos públicos responsáveis pela gestão de emergências.

 

“Promover essa integração com os órgãos de defesa civil e demais parceiros é essencial para fortalecer a preparação e a capacidade de resposta em situações emergenciais. Esse alinhamento contribui para a segurança das comunidades e para a eficiência dos protocolos estabelecidos”, afirma Pedro Nunes, gerente de engenharia civil e segurança de barragens da CTG Brasil.

 

A CTG Brasil reforça que suas usinas hidrelétricas são seguras, classificadas como de baixo risco, conforme avaliação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e operam em conformidade com a legislação vigente, seguindo rigorosos padrões de segurança e monitoramento contínuo.

 

 

Sobre a CTG Brasil

Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem

investimentos em 15 usinas hidrelétricas, 12 parques eólicos e um complexo solar, com capacidade instalada total de 9 GW. Criada em 2013, é controlada indireta da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

 

 

Informações para a imprensa | Comunic Comunicação Estratégica

Igor Galante – (17) 99791-1216

Andrea Inocente – (17) 99154-5532

Julia Barduco – (17) 99745-2802 [email protected]

default

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

SELVÍRIA

ACONTECEU

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA