GERAL

Cidades do Rio Grande do Sul registram neve nesta quarta-feira

Frente fria deve avançar ainda hoje sobre o Sudeste e Centro-Oeste

Publicados

em

A cidade de Gramado, no Rio Grande Sul, registrou neve e chuva congelada na tarde desta quarta-feira (28). Segundo informações da prefeitura, a primeira neve do ano na cidade foi registrada no dia 29 de junho. Até a manhã do dia 29/07, persiste a previsão de queda de neve nas Serras Gaúcha e Catarinense. 

De acordo com meteorologistas, chuva congelada e neve são fenômenos diferentes. No caso da neve, trata-se de uma precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, formados pelo congelamento do vapor d’água suspenso na atmosfera, em geral em formato hexagonal. Já a chuva congelada normalmente antecede a precipitação de neve e se assemelha a um granizo pequeno, que cai e salta, podendo fazer barulho.

Em um vídeo disponibilizado no site do  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a meteorologista Morgana Almeida informa que, eventualmente, em áreas de maior altitude, entre os dias 29 e 31, as temperaturas mínimas ficarão entre -6ºC e -8ºC. “Teremos, pelo menos durante três dias consecutivos, temperaturas máximas inferiores a 10ºC na Região Sul”, disse.

Leia Também:  Festival da Carne do MS traz a Campo Grande/MS especialista que afirma não existir “carne de segunda”

O Inmet acrescenta que a presença de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico intensificará os ventos no litoral da Região Sul e também favorecerá a incursão de umidade nas serras gaúcha e catarinense.

“A combinação de umidade com o ar frio poderá favorecer a ocorrência de chuva congelada e/ou queda de neve nas áreas de maior altitude”, acrescenta a meteorologista.

Gramado Registra neve nesta quarta-feira (28).
Gramado registra neve nesta quarta-feira (28). – Juliana Andrade/ Agência Brasil

Segundo o Inmet, na manhã de hoje, as estações do instituto já registraram temperaturas baixas (inferiores a 5°C) em praticamente toda a região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul, com destaque para 7,8ºC em Bom Jardim da Serra (SC), -5,2°C em São Joaquim (SC), 5,1ºC em General Carneiro (PR), -3,7ºC em São José dos Ausentes (RS), -2,9°C em Campos Novos e Curitibanos, ambas em Santa Catarina.

Conforme o Inmet, a frente fria deve avançar ainda hoje sobre o Sudeste e os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste, e até o final do dia deverá atingir o sul da Região Amazônica (Rondônia e Acre).

Leia Também:  Operação Fronteiras e Divisas Integradas I apreende mais de 8 toneladas de drogas no MS

“No período de 29/07 a 01/08, continua mantida a previsão de que o ar frio predominará por todo o Centro-Sul do país e sudoeste da Amazônia Legal. No dia 30/07, o ar frio avançará também para o sul da Bahia e as demais áreas do interior da Região Nordeste (declínios de temperaturas entre 6ºC e 4°C, especialmente nas áreas de maior altitude)”, diz nota do instituto.

Edição: Bruna Saniele

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Festival da Carne do MS traz a Campo Grande/MS especialista que afirma não existir “carne de segunda”

Evento acontece em Campo Grande, de 8 a 10 de outubro, com programação gratuita

Publicados

em

“Em boi de primeira, não existe carne de segunda”. É com essa afirmação que o especialista em carnes, Marcelo ‘Bolinha’, vem a Campo Grande (MS) para a apresentação no Festival da Carne do MS, que acontece entre os dias 8 e 10 de outubro, na Esplanada Ferroviária. Bolinha apresentará os cortes de carne bovina, ensinando técnicas para o melhor aproveitamento do animal. A palestra faz parte da programação do Festival, que tem entrada franca, no dia 10 de outubro, às 15 horas.

“A carne sul-mato-grossense eu acompanho há bastante tempo e, por incrível que pareça, aqui no Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), vem bastante carne do Mato Grosso do Sul. Tem vários mercados, até porque é uma carne que tem muita qualidade  de sabor e maciez, resultado da  precocidade dos animais.  A carne do Mato Grosso do Sul está entre as melhores carnes do Brasil”, enfatiza Bolinha. Para ele, todas as carnes de qualidade são ideais para churrasco.

Leia Também:  Festival da Carne do MS traz a Campo Grande/MS especialista que afirma não existir “carne de segunda”

Durante a demonstração, o especialista vai apresentar os cortes que estão na moda e valorizam a carcaça, principalmente os cortes do dianteiro bovino. “Farei a demonstração de cortes rápidos que poderão ser degustados, como ‘short ribs’, do acém, que virou especiaria, o brisket, que é o peito, mas se usa muito defumado em pit smoker, Prime Rib, tomahawk”, conta.

Marcelo Bolinha é consultor empresarial em cortes de carne, com 30 anos de experiência no setor. Antigamente proprietário do tradicional Açougue do Bola, com mais de 70 anos  em Porto Alegre/RS, hoje comanda, ao lado do sócio Manoel Vargas – o Maneco, a Marcelo Bolinha Carnes, fornecendo cortes para diversos restaurantes e consumidor final.

Ao longo de sua trajetória, Marcelo desenvolveu uma expertise em carnes que tem projetado o seu trabalho em território nacional e internacional. Ele propõe uma série de cortes que inovam e vão além da forma tradicional de comercialização.

Esses métodos alternativos de desossa e comercialização de carne foram desenvolvidos a partir de suas necessidades como proprietário de açougue, agregando valor à partes da carcaça que costumavam  ser desvalorizadas no mercado. Assim, muitas empresas têm sido beneficiadas pela aplicação de sua técnica e visão de negócio, com resultados positivos a curto prazo.

Leia Também:  Operação Fronteiras e Divisas Integradas I apreende mais de 8 toneladas de drogas no MS

O Festival da Carne do MS é realizado por Márcia Marinho e pelo Campo Grande Destination em parceria com Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande) e Fundtur (Fundação de Turismo de Campo Grande). Informações sobre a programação do evento estão disponíveis no instagram do festival (@festivaldacarnedoms).

Para entrevistas ou informações, é só entrar em contato com a assessoria de imprensa pelo celular:  (67) 9 9254-6570 (também WhatsApp)
___________________
Este e-mail é destinado à divulgação de informações na imprensa e redes sociais.
Caso não tenha interesse em receber, responda colocando no assunto apenas um “não” que iremos removê-lo da lista de envio.
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

SELVÍRIA

ACONTECEU

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA