GERAL
Casos de feminicídio por arma de fogo aumentam em 2025 no país
Um levantamento do Instituto Fogo Cruzado em 57 municípios indica que pelo menos 29 mulheres foram vítimas de feminicídio ou tentativa de feminicídio praticado com arma de fogo em 2025, até a primeira quinzena de agosto. Na comparação com o mesmo período de 2024, houve crescimento de 45%.

Das 29 vítimas, 76% não sobreviveram, ou seja, 22 morreram. Em 2024, das 20 baleadas, 60% não sobreviveram: 12 mulheres morreram e oito ficaram feridas.
O maior número de casos ocorreu na região metropolitana do Recife: 31% de todos os casos registrados. Foram 13 vítimas (oito mortas e cinco feridas) em 2025. No ano passado, o número tinha sido de oito vítimas (seis mortas e duas feridas).
Na Grande Belém, houve dois registros de mortes em 2025. Em 2024, o número foi de uma ferida. Em Salvador e região metropolitana, o total de vítimas passou de duas mortas e duas feridas, para quatro mortas.
Na região metropolitana do Rio de Janeiro, o número de vítimas subiu de sete (quatro mortas e três feridas) em 2024 para 10 (oito mortas e duas feridas) em 2025.
Ambiente e agressores
O principal lugar onde aconteceram os crimes foi o ambiente doméstico. Das 29 vítimas, 15 foram atingidas dentro de casa. Cinco foram baleadas dentro de bares.
Do total de vítimas, 25 foram atingidas por companheiros ou ex-companheiros, ou seja, 86% dos casos. Um quarto dos casos (7) teve como agressores agentes de segurança.
O Instituto Fogo Cruzado também divulgou a lista de feminicídio ou tentativas de feminicídio por municípios. Veja a lista completa:
● Recife (Pernambuco): 9 mulheres
● Rio de Janeiro (Rio de Janeiro): 4
● Jaboatão dos Guararapes (Pernambuco): 3
● Belém (Pará): 2
● Camaçari (Bahia): 2
● Duque de Caxias (Rio de Janeiro): 2
Simões Filho (Bahia): 2
● Abreu e Lima (Pernambuco) 1
● Magé (Rio de Janeiro): 1
● Maricá (Rio de Janeiro): 1
● Mesquita (Rio de Janeiro): 1
● Nova Iguaçu (Rio de Janeiro): 1
GERAL
CESP incentiva a leitura por meio de doação de mais de 100 livros infantis para escolas públicas de Batayporã (MS) e Rosana (SP)
Iniciativa faz parte de ação voluntária entre colaboradores da empresa durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA) e integra o Programa de Valorização da Educação (PVE)
No mês em que é celebrado o Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, a CESP (Companhia Energética de São Paulo) realizou a doação de cerca de 100 livros de literatura infantil para escolas da rede pública de ensino dos municípios de Batayporã (MS) e Rosana (SP). A ação, que contou com o engajamento de colaboradores de todas as unidades da empresa no país, teve como objetivo incentivar a leitura ainda na infância e contribuir para o desenvolvimento educacional de crianças das comunidades onde a companhia atua. As escolas contempladas foram a EMEIF Fazenda Nova Pontal e EMEIF Sítio São João, no município de Rosana, e Escola Municipal Benedita Figueiró de Oliveira (Extensão), no município de Batayporã, que integram o Programa de Valorização da Educação (PVE), iniciativa da companhia em parceria com o Instituto Votorantim para a promoção da melhoria na qualidade do ensino.
Os exemplares foram arrecadados durante as Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA), realizadas em todas as unidades da Auren Energia, empresa da qual a CESP é subisidiária, dentro de uma mobilização voluntária dos colaboradores, e posteriormente encaminhados à Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera), responsável por coordenar a entrega às escolas. Ao todo, mais de 43 colaboradores da empresa participaram da ação voluntária.
Em Rosana, a iniciativa contou ainda com um momento especial de leitura coletiva com os alunos da rede pública, conduzido por voluntários da CESP, reforçando o incentivo ao hábito da leitura e à aproximação entre a empresa e a comunidade local. A ação foi realizada Horto Florestal da empresa, e contou com a participação de cerca de 25 alunos e alunas.
“Acreditamos que a educação é um dos pilares para o desenvolvimento sustentável das comunidades, o que passa diretamente pela leitura. Ler amplia visões de mundo e possibilidades, estimula o senso crítico, fortalece a capacidade de interpretação da realidade como um todo, além de ser um pilar fundamental da inclusão e cidadania. Por isso, buscamos constantemente promover iniciativas que despertem o interesse das crianças e jovens pela leitura e fortaleçam o vínculo entre a escola e a sociedade. Essa doação faz parte de um leque de iniciativas que promovemos e reflete o compromisso da CESP com a formação das novas gerações e com o futuro das regiões onde estamos presentes”, destaca Raquel Leite, gerente de Sustentabilidade, Planejamento e Desenvolvimento Social da companhia.
PVE
A ação integra o Programa de Valorização da Educação (PVE), desenvolvido pela CESP em parceria com o Instituto Votorantim, que busca promover a melhoria da qualidade do ensino público municipal e o fortalecimento da gestão educacional. Na região da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera), o PVE beneficia cerca de 2 mil estudantes nos municípios de Rosana (SP) e Batayporã (MS).O programa atua em 10 escolas municipais — sendo sete em Rosana e três em Batayporã — com foco na capacitação de gestores escolares, formação de equipes pedagógicas e mobilização social para envolver a comunidade e as famílias na vida escolar.
Sobre a CESP
Somos uma empresa de energia com foco em geração de energia elétrica, de forma inclusiva e responsável, priorizando o desenvolvimento local para renovar toda a sociedade. Há mais de cinco décadas, produzimos energia elétrica no estado de São Paulo. Operamos com duas usinas hidrelétricas localizadas na região sudeste – Paraibuna e Porto Primavera – que, juntas, somam 1.627 megawatts (MW) de capacidade instalada. O mercado suprido pela CESP é composto pelas principais distribuidoras do país e por diversos agentes do mercado. Saiba mais: https://www.cesp.com.br/
Informações à Imprensa
Infomuts – Informação Inteligente
![]()
-
ACONTECEU2 dias agoPrefeito Jaime participa do 3º Congresso dos Municípios em Campo Grande
-
MATO GROSSO DO SUL6 dias agoSuzano abre três processos seletivos para atender suas operações em Ribas do Rio Pardo (MS)
-
MATO GROSSO DO SUL6 dias agoCom bolsas de R$ 1,8 mil, Suzano abre inscrições para curso Técnico em Eletromecânica em Ribas do Rio Pardo (MS)
-
MATO GROSSO DO SUL2 dias agoVale da Celulose: base florestal em Mato Grosso do Sul deve crescer 40% até 2028
-
GERAL1 dia agoCESP incentiva a leitura por meio de doação de mais de 100 livros infantis para escolas públicas de Batayporã (MS) e Rosana (SP)














