ENTRETENIMENTO
Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo no MIS exibe o filme “YÃMĨHEX: As Mulheres-Espírito”

Será realizada no próximo dia 08 de junho (quarta-feira), às 19h, em formato presencial, a Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo, projeto realizado numa parceria entre o Museu da Imagem e Som (MIS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e o Curso de Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Aberto gratuitamente ao público, o evento acontece na Sala de Cinema do MIS. Será exibido o documentário “YÃMĨHEX: As Mulheres-Espírito” (2019), de Sueli Maxakali e Isael Maxakali. A classificação indicativa é de 12 anos.
Após a exibição do filme, acontece um debate mediado pelos professores Julio Bezerra e Vitor Zan do curso de Audiovisual da UFMS. A intenção é propor uma análise técnica das obras dentro de uma linguagem acessível para a sociedade.
Fiel à sua missão de preservar e educar para o futuro, o MIS segue oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições. “O MIS é uma unidade da FCMS que tem um papel importante na difusão e formação a partir do cinema, então contribuímos e colaboramos para que ações como essa sejam efetivadas e alcance o maior público possível. ”, destaca Pinheiro, revelando a importância do Museu da Imagem e Som na integração entre cinema e a sociedade nesta nova parceria.
O curso de audiovisual da UFMS tem investido em projetos de extensão, no sentido de beneficiar a formação cinematográfica dos acadêmicos e despertar o interesse de pessoas de fora da universidade para o curso. Segundo o professor Julio Bezerra, a parceria do MIS com a Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo iniciou a partir de um incômodo. “Os nossos alunos não têm contato com o que de melhor o nosso cinema tem feito hoje. Os filmes não chegam por aqui. E, na minha opinião, é da maior importância que eles tenham esse acesso ao que é contemporâneo a eles”, explica o professor.
Para Marinete Pinheiro, coordenadora do MIS-MS, a Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo é uma iniciativa que permite a formação de público local para o cinema nacional. “Acessar o cinema que está sendo produzido no Brasil, no momento, é uma necessidade para a construção fílmica local e um processo fundamental para os estudantes”, destacou.
Sinopse do filme: Após passarem alguns meses na aldeia verde, as yãmĩyhex (mulheres-espírito) se preparam para partir. Os cineastas sueli e isael maxakali registram os preparativos e a grande festa para sua despedida. Durante os dias de festa, uma multidão de espíritos atravessa a aldeia. As yãmĩyhex vão embora, mas sempre voltam com saudades dos seus pais e das suas mães.
O Museu da Imagem e Som de MS (MIS -MS) fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar. Mais informações podem ser obtidas no telefone 3316-9178.
Foto: Cena do filme


ENTRETENIMENTO
TURISMO MS – Novela Pantanal impulsiona o bioma; turistas revivem cenários do remake
Fazendas preparam passeios para milhares de turistas que procuram saber como é o cotidiano no pantaneiro

Os empreendimentos turísticos do interior do Mato Grosso do Sul tiveram um aumento na procura após o remake da novela Pantanal ir ao ar. As informações do SEBRAE indicam que os turistas estão em busca das belezas naturais e das paisagens da região. Algumas fazendas já estão se preparando para receber mais visitantes, como é o caso da Pantanal Experiência.
Com o objetivo de oferecer uma vivência completa das fazendas da maior planície alagada do mundo, a Pantanal Experiência ampliou sua estrutura, inovou na identidade e, agora, se insere no mercado dos atrativos que oferecem dias legitimamente pantaneiros.
Há mais de 5 anos a, então Fazenda Hi Fish, oferece turismo rural em suas atividades de piscicultura e pecuária em Miranda, a 195 km de Campo Grande. “Mas, foi preciso inovar”, conta a sócia-proprietária Carmen Omizolo. “Para oferecer vivências ainda mais aprofundadas, a fazenda passou por uma ampliação, resgate das tradições e surgiu uma nova marca, a Pantanal Experiência, com atividades do dia a dia pantaneiro”, complementa. E é a Comitiva Pantaneira e a vida de peão os pontos-chave das experiências.
Desde o amanhecer do sol até às noites estreladas, a rotina do peão passa pela lida com o gado, percorrendo muitos trechos com cenários repletos de biodiversidade. E é participar do dia do peão que faz com que os visitantes entendam mais a cultura e tradições da região, e se tornem personagens principais de uma Comitiva Pantaneira.
“Quem dita o ritmo do trabalho e da vida pantaneira é a natureza”, comenta Elmo da Silva Santos, um dos peões responsáveis por guiar os visitantes durante os passeios. E os costumes e a sabedoria cotidiana são transmitidos de pai para filho, assim como com o personagem principal da novela, Zé Leôncio, que leva com orgulho o legado de famílias inteiras. “É um privilégio ser pantaneiro. Somos pessoas de caráter, de palavra e de muita alegria. Temos a natureza na raiz e o respeito por ela na alma”, complementa o peão, pantaneiro-raiz!
Entre os passeios que podem ser realizados na Pantanal Experiência – que fica a apenas 21 km do centro de Miranda – ganha destaque a Comitiva Raiz, onde as lidas diárias com o gado podem ser vividas em um tour de 3 dias e 2 noites vivendo como peão. “Para a experiência ser ainda mais completa, a comitiva acampa nas áreas mais selvagens e faz a comida conforme a tradição”, relata Elmo.
Assim, dentro do pacote, é oferecido um almoço de Comitiva e noites de sono em redes, sob o céu estrelado do Pantanal. E é claro que as noites acabam com Roda de Viola e um típico churrasco pantaneiro.
Para quem não dispõe de muitos dias, a Comitiva Pantaneira no esquema day use é a boa pedida, já que é possível conhecer um dia de peão de verdade em uma imersão rápida, mas profunda. “Saber reconhecer cada som do berrante, reunir a boiada, cavalgar em um dia inteiro levando o gado, mostramos como os peões organizam as paradas, planejam o almoço e os descansos”, explica Elmo.
E a culinária pantaneira está presente também, em especial em uma trilha no day use Cheiros e Sabores do Pantanal, onde se pode conhecer de perto frutos locais – como o bacuri, o buriti, a bocaiúva – e ver os animais silvestres do Pantanal, entre eles bugios, capivaras, diversas aves, tamanduás, quatis, jacarés, cobras e a ave símbolo do Pantanal: o Tuiuiú.
E para fechar a experiência pantaneira, um tour completo pela fazenda apresenta as estruturas revitalizadas de uma antiga cerâmica que agora abrigam espaços gastronômicos e o museu do Agachi, com memórias e histórias da região.
Para vivenciar o Pantanal de verdade em cenários de novela, nada melhor do que viver experiências em uma fazenda legítima e histórica da região.
-
ACONTECEU3 dias atrás
Grupo chileno vai investir R$ 15 bilhões para construir a quinta fábrica de celulose de MS
-
MATO GROSSO DO SUL5 dias atrás
Em 5 meses, número de empresas abertas no Estado já passa de 50% do total de 2021
-
TEMPO5 dias atrás
Inverno em MS deve ter poucas chuvas e tempo seco: Confira ainda previsão desta terça-feira
-
SELVÍRIA4 dias atrás
A carreta da panificação vem ai!
-
MATO GROSSO DO SUL3 dias atrás
Sindifiscal/MS propõe redução tributária de até 20% para o setor varejista
-
MATO GROSSO DO SUL6 dias atrás
Publicados resultados preliminares dos concursos da Sedhast, SES, Iagro e Agraer
-
GERAL6 dias atrás
Lancha de Bruno e Dom é encontrada afundada em rio do Amazonas
-
CIDADES4 dias atrás
CESP doa mais de 26 mil mudas nativas da Mata Atlântica para restauração de Corredores de Biodiversidade do Rio Paraná