CULINÁRIA

Frutas da estação refrescam e contribuem para a saúde nos dias quentes

Nutricionista do Fort Atacadista separou dicas de frutas da época e benefícios

Publicados

em

As altas temperaturas registradas neste mês de setembro alertam para a constante hidratação do corpo para manter a saúde. Todavia, nem todas as pessoas têm o hábito de beber os dois litros mínimos diários de água recomendados por médicos e nutricionistas.

Uma maneira de combater o calor e a baixa umidade e manter a hidratação é consumir frutas in natura e sucos com os produtos da estação. Além de economizar na hora das compras, as frutas da época trazem benefícios para a saúde, pois são fontes de vitaminas e nutrientes.

“Nessa estação podemos encontrar facilmente frutas como abacaxi, acerola, caju, laranja, mexerica, tamarindo, tangerina e banana-nanica, frutas ricas em vitamina C, potássio e sais minerais, que contribuem para o aumento da imunidade e têm função antioxidante e anti-inflamatória”, explica a nutricionista do Fort Atacadista, Rafaela Curcino Moreira.

A profissional separou dicas de frutas da época e seus respectivos benefícios para a saúde, que podem ser consumidas in natura, através de porções diárias ou sucos refrescantes.

Abacaxi

A fruta possui vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6, B9, manganês, magnésio e potássio, que contribuem para o aumento da imunidade. O abacaxi também é composto por cerca de 86% de água, o que ajuda na hidratação. A composição da fruta ainda apresenta a bromelina, tipo de enzima que auxilia na digestão e também é usada para fins medicinais.

Acerola

A fruta possui uma das maiores concentrações de vitamina C e tem poucas calorias. Contém quantidades de fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, selênio e vitamina A. A acerola contribui com a saúde do coração e da pele, prevenindo contra o envelhecimento precoce, problemas gastrointestinais e, claro, ajudando no fortalecimento do sistema imunológico.

Leia Também:  Selvíria é representada em evento com a ministra Damares

Caju

Saudável e saboroso, o caju é rico em vitamina C e zinco, benéfico para as defesas do organismo e no surgimento de inflamações. Também é fonte de fósforo, magnésio, potássio, ferro, cobre e cálcio. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol e fortalece a saúde dos olhos, pois contém luteína e zeaxantina, que ajudam a prevenir a catarata.

Laranja

Rica em vitamina C, a laranja possui flavonoides e diversos nutrientes importantes para a saúde. Contém fibra, ácido fólico, potássio e antioxidantes, que auxiliam na prevenção contra gripes e resfriados, melhora a função do sistema digestivo e contribui na prevenção de anemia, pois aumenta a absorção do ferro.

Outra sugestão da nutricionista é preparar água saborizada, com pedaços de frutas e folhas de hortelã, por exemplo, para refrescar os dias mais quentes.

Sugestão de receita de suco refrescante

– Três rodelas de abacaxi;
– 5 folhas de hortelã;
– 10 acerolas;
– 200 ml de água gelada
Bata no liquidificador e adoce a gosto.

Onde encontrar – O Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, possui sete lojas em Campo Grande, e cumpre todas as medidas de prevenção contra o Coronavírus e funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 8h às 20h, nos seguintes endereços:

Loja Coronel Antonino – R. São Borja, 586 – Vila Rica
Loja Getúlio Vargas – Av. Pres. Vargas, 1336 – Papa João Paulo II
Loja Guanandi – Av. Pres. Ernesto Geisel, 501 – Jardim Jacy
Loja Moreninhas – Av. Gury Marques, 4855
Loja Parati – Rua da Divisão, 1208
Loja Shopping Norte Sul Plaza – Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300
Loja Tiradentes – Rua Antônio Bicudo, 112 – Jardim São Lourenço

Leia Também:  Polícia Militar promove nesta terça-feira a formatura de 270 novos cabos

Sobre o Grupo Pereira – Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira atua no varejo e no atacado com as bandeiras Comper, Fort Atacadista, Bate Forte e SempreFort. São mais de 15 mil funcionários e 780 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. Atualmente, a companhia tem 89 unidades de negócio, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 45 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), oito lojas SempreFort (varejo farmacêutico) e um posto de combustível. O GP também é proprietário do braço de serviços financeiros Vuon, lançado em 2019, que inclui o private label Vuon Card, que já conta com mais de 500 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva, por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade e com as comunidades do entorno por meio de programas de sustentabilidade e responsabilidade social.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CULINÁRIA

Festival da Carne reúne programação técnica e prática de novos cortes

Mais que churrasco, técnicos e chefs se reúnem para apresentar a pesquisa por trás das iguarias

Publicados

em

Olhar a picanha no espeto com a espessura da gordura na medida certa é de encher os olhos. Mas até a mesa, o produto percorre um longo caminho que começa na fazenda e vem antes do bezerro, com as forrageiras. O Festival da Carne do MS, que acontece de 8 a 10 de outubro, na Esplanada Ferroviária, em Campo Grande (MS), vai trazer especialistas que abordarão temas ligados à produção de carne desde a pastagem até o espeto.

A emissão do efeito de gases estufa será apresentada pelo pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Roberto Giolo. Dia 9 de outubro, às 11 horas, ele vai apresentar o resultado das pesquisas que geraram as marcas Carne Carbono Neutro (CCN) e Carne Baixo Carbono (CBC). A produção do sistema CCN sequestra o carbono por meio de árvores, já o protocolo CBC tem o componente solo. A premissa é recuperação de pastagem em mais de 50 milhões de hectares.

Michel Araujo e Silva João Francisco Gasparoto da VPJ Alimentos falarão sobre a Compra de Bovinos Carnes Especiais, no dia 9 de outubro, às 12 horas. A VPJ Alimentos controla todos os elos da cadeia produtiva de Carnes Especiais através de um rigoroso processo de Seleção e Melhoramento. Usando Alta Tecnologia como Ultrassonografia e DNA, produz em suas fazendas touros Aberdeen Angus com alto desempenho para Peso e Marmoreio provados. Estes touros são colocados no mercado através de sêmen e, quando cruzados com vacas zebuínas (nacionais), produzem os melhores animais para carne de qualidade.

Leia Também:  Saúde de Selvíria realiza ações de prevenção do Câncer de Boca

O gestor de Pecuária na Fazenda Elge, Thiago Chiarapa, fala sobre a “Representação do Estado do MS no mercado da carne”. A palestra dele será no dia 9 de outubro, às 16 horas. Ele é médico veterinário e também representante da Alta Genetics.

No domingo, dia 10 de outubro, às 11 horas, a arte da cutelaria terá um workshop exclusivo com a Imperial Cutelaria sobre a “Manutenção e Afiação de Facas” e às 15 horas, o açougueiro, especialista em carnes, Marcelo ‘Bolinha’ apresentará diferentes cortes de carne bovina, ensinando técnicas para o melhor aproveitamento do animal. Bolinha é consultor empresarial em cortes de carne, com 30 anos de experiência no setor. Bolinha desenvolveu uma expertise em carnes que tem projetado o seu trabalho em território nacional e internacional e propõe uma série de cortes que inovam e vão além da forma tradicional de comercialização.

“A intenção é apresentar que mais do que a gente vê e saboreia no churrasco, a carne sul-mato-grossense tem qualidade por conta dos investimentos que são feitos do pasto ao espeto”, apontou a realizadora do Festival da Carne do MS, que é consultora de marketing, cultura e gastronomia de MS e idealizadora do Beber e Comer MS, Márcia Marinho.

Com a expectativa de reunir 700 pessoas por dia, o evento conta ainda com assadores reconhecidos no segmento como o curador do evento Brunão BBQ (@brunaobbq) e outros 10 assadores. “Os amantes do churrasco, tanto os que gostam de pilotar a churrasqueira quanto os que sabem apreciar uma boa carne, vão poder degustar a qualidade do conhecimento técnico com a formação desses verdadeiros chefs de cozinha na arte de churrasquear”, garantiu Márcia.

Durante o festival, os visitantes têm entrada gratuita e poderão comprar alimentos e bebidas no local. Além disso, o evento promete fomentar e fortalecer o setor do turismo de eventos, que durante a pandemia foi muito prejudicado. Reunindo setores da produção e reprodução animal, a organização destaca que seguirá todos os protocolos de biossegurança. O Festival da Carne de MS acontece de 8 a 10 de outubro de 2021 e é uma realização de Márcia Marinho e Campo Grande Destination em parceria com o Governo de MS por meio da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande) e da Prefeitura de Campo Grande, através da Fundtur (Fundação de Turismo de Campo Grande). O evento tem o patrocínio da 067 Vinhos, Grupo Rotelle, La Parrilha, Faroka – farofa caseira e Jelly Caipira, Poro Food , Distribuidora Raiz , vermelho Beef, Steak Store, Boi De Capim, Hambugreria, Imperial Cutelaria, Sebrae/MS, Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e o apoio da Embrapa.

Leia Também:  Polícia Militar promove nesta terça-feira a formatura de 270 novos cabos

Para saber mais siga @festivaldacarnedoms ou entre em contato pelo telefone (67) 9 9640-1249 (Márcia Marinho).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

SELVÍRIA

ACONTECEU

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA