Pesquisar
Close this search box.

ACONTECEU

Prefeito Jaime participa do 3º Congresso dos Municípios em Campo Grande

Nesta edição, o tema central é “Eficiência na Gestão Pública: Saúde, Educação e Assistência Social para o Desenvolvimento dos Municípios de MS”.

Publicado em

O prefeito de Selvíria, Jaime Soares Ferreira, participa em Campo Grande do 3º Congresso dos Municípios, um dos maiores encontros municipalistas de Mato Grosso do Sul, que reúne grandes nomes da economia, da inovação e da gestão pública.

O evento é promovido pela Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e pelo Sebrae/MS, com apoio do Governo do Estado, e tem como objetivo fortalecer o municipalismo, promover a integração entre gestores e legisladores e ampliar o debate sobre boas práticas de administração pública.

Nesta edição, o tema central é “Eficiência na Gestão Pública: Saúde, Educação e Assistência Social para o Desenvolvimento dos Municípios de MS”.

A solenidade de abertura aconteceu nesta segunda-feira (20) e contou com a presença do prefeito Jaime Soares Ferreira — que integra a diretoria da Assomasul —, do governador Eduardo Riedel, além de prefeitos de diversas cidades, autoridades estaduais e federais. Secretários municipais de Selvíria também participam do congresso.  “O Congresso dos Municípios é um espaço muito importante para nós, gestores. Aqui, temos a oportunidade de trocar experiências, conhecer boas práticas e buscar soluções que possam ser aplicadas em Selvíria. É um momento de aprendizado e de fortalecimento do municipalismo”, destacou o prefeito Jaime Soares Ferreira.

A programação do 3º Congresso dos Municípios segue até quarta-feira (22), reunindo lideranças políticas, especialistas e referências nacionais para discutir os caminhos para uma gestão pública mais inovadora e eficiente.

Presenças

Além do prefeito Jaime Soares Ferreira, participam do congresso os secretários Amilton Fernandes Alves (Administração), Elisana Vieira Nogueira (Educação), Dalila Flávia Barbosa (Saúde), Fabiana Alves da Silva (Assistência Social) e Givanildo Luís de Almeida (Transporte), além do procurador jurídico Sebastião Manoel de Santana, Pamela Bianca Alves da Costa (Gabinete), Lucimeire Rodrigues dos Santos (Transporte), Marielen da Silva Ruela (Jurídico), Barbara Maria Bernardes Queiroz Alves de Souza (Assistência Social), Elaine Cristina Ramos (Assistência Social), Raiany Paula Rodrigues de Morais (Trânsito), Natália da Silva Oliveira (Trânsito), Sergio Luis Cezar (Saúde), Patrícia Chiocheta Alves (Saúde), Frabrislaine Santos de Jesus (Educação), Lucinéia Lucas de Souza (Educação), Alessandro Vieira (Educação) e Sandra Fernandes Ribeiro Alves (Câmara Municipal).

 

  

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

ACONTECEU

CTG Brasil expande programa de geração de renda para região da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira

Ciclo de Fóruns Ambientais marcaram a chegada do projeto Usina de Negócios a 13 municípios

Published

on

 A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa do País, está expandindo para a região da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira o Usina de Negócios, projeto estruturante do Programa de Geração de Renda da companhia.
A iniciativa, que já mostrou resultados expressivos em diferentes regiões do Brasil, tem como objetivo fortalecer organizações comunitárias e empreendimentos locais, ampliando geração de renda, protagonismo social e sustentabilidade nos territórios vizinhos às operações da empresa.
“O Usina de Negócios é uma oportunidade para transformar ideias em projetos de verdade, gerando impacto positivo na vida dessas pessoas e apoiando as comunidades para que elas fortaleçam seus negócios e aumentem sua capacidade de geração de renda”, diz Ronan Max Prochnow, gerente de Sustentabilidade da CTG Brasil.
Dentro das ações do Usina de Negócios, entre 29 de setembro e 3 de outubro, foram realizados Fóruns Ambientais em Ilha Solteira (SP), Palmeira d’Oeste (SP), Ouroeste (SP), Santa Fé do Sul (SP) e Selvíria (MS).
Participaram dos encontros associações, cooperativas, agricultores familiares, estudantes, coletivos de mulheres, pescadores artesanais, catadores de recicláveis, e diversos grupos comunitários, reforçando a proposta de fomentar iniciativas sustentáveis e fortalecer a economia local.
Para Rogério Marchetto, gerente de Meio Ambiente da CTG Brasil, os fóruns cumprem um papel essencial no processo. “Os Fóruns Ambientais são espaços de construção coletiva, onde podemos escutar as comunidades, identificar as demandas e criar soluções conjuntas. Ao aproximarmos essas comunidades do projeto Usina de Negócios, ampliamos o diálogo e reforçamos nossa atuação em conservação ambiental e desenvolvimento sustentável”, diz.
A programação contou com oficinas práticas de elaboração de projetos, a Feira de Economia Solidária e o lançamento oficial da Chamada de Projetos, com prazo até o dia 10 de outubro de 2025 para inscrição das iniciativas já identificadas.
Mapeamento
Com investimento de R$ 1 milhão, o projeto Usina de Negócios abrange 13 municípios em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul: Ilha Solteira (SP), Nova Canaã Paulista (SP), Selvíria (MS), Santa Clara D’Oeste (SP), Santa Fé do Sul (SP), Suzanápolis (SP), Palmeira D’Oeste (SP), Rubineia (SP), Aparecida do Taboado (MS), Ouroeste (SP), Iturama (MG), Carneirinho (MG) e Santa Vitória (MG). A primeira etapa já identificou mais de 25 iniciativas ligadas a agricultura familiar, reciclagem, produção artesanal de alimentos e outras áreas estratégicas com potencial de fortalecimento nessas comunidades.
Felipe Bannitz, CEO da Mandú Inovação Social – parceira executora do programa –, destaca o potencial do projeto Usina de Negócios. “O que estamos encontrando no território é uma riqueza de experiências que resistem, inovam e transformam realidades locais. Nosso papel é somar forças com essas lideranças e oferecer caminhos para que seus negócios ganhem escala, visibilidade e sustentabilidade.”
Histórico de sucesso
Criado em 2020, o Usina de Negócios surgiu como projeto-piloto para direcionar investimentos sociais da CTG Brasil em iniciativas de geração de trabalho e renda. Inicialmente, o projeto foi estruturado em duas frentes principais: empreendedores individuais e pequenas empresas na região da Usina Hidrelétrica Jurumirim (SP), além de grupos produtivos comunitários no entorno da Usina Hidrelétrica Garibaldi (SC).
Os resultados das primeiras experiências foram expressivos. No ano passado, por exemplo, na região de Angra Doce, no entorno da Usina Hidrelétrica Chavantes (SP), o programa focou em projetos com viés para o fortalecimento do turismo sustentável. Quatro empreendimentos foram contemplados com investimento total de R$ 162 mil, registrando crescimento médio de 63% no faturamento.
Atualmente, o projeto também está sendo realizado no interior da Paraíba, na região de Picuí (PB), bem como no norte de Minas Gerais, na região de Arinos (MG), em parceria com o Instituto Meio e com foco no fortalecimento das cadeias produtivas locais, especialmente agricultura familiar e caprinocultura leiteira.
Sobre a CTG Brasil
Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 15 usinas hidrelétricas, 12 parques eólicos e um complexo solar, com capacidade instalada total de 9 GW. Criada em 2013, é controlada indireta da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.
Sobre a Mandú Inovação Social
Organização especializada em projetos de inovação social e desenvolvimento territorial, a Mandú atua no fortalecimento de empreendimentos comunitários e na promoção de economias locais sustentáveis em diversas regiões do Brasil.
Informações para a imprensa:
Comunic Comunicação Estratégica
Igor Galante – (17) 99791-1216
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

SELVÍRIA

ACONTECEU

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA