Pesquisar
Close this search box.

ACONTECEU

Após intoxicação, associações de bebida e de oftalmologia fazem alerta

São Paulo tem 2 mortes após ingestão de bebida adulterada

Publicado em

Alarmadas com os casos de intoxicação, no estado de São Paulo, por ingestão de metanol em bebidas adulteradas, a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) e a Associação Brasileira de Neuro-oftalmologia (ABNO) publicaram notas com alertas sobre a situação. 

A Abrade manifestou sua “profunda preocupação e solidariedade às vítimas e familiares” após a confirmação dos casos de intoxicação, que incluem duas mortes, por ingestão de metanol misturado a bebidas adulteradas.

“[A entidade] atua fortemente no combate ao mercado ilegal de bebidas, na orientação sobre o cumprimento das exigências técnicas e regulatórias do setor e na promoção do consumo responsável.”

Segundo a associação, que acompanha operações de combate à comercialização de produtos ilícitos, apenas em 2025, o volume de apreensões foi superior a 160 mil produtos falsificados, além de insumos e equipamentos.

“A Abrabe reitera o compromisso com a proteção do consumidor e com a defesa do mercado legal, seguro e responsável e seguirá contribuindo com os Governos Federal e Estadual para proteção da população”, diz a nota.

Cegueira

Já a Associação Brasileira de Neuro-oftalmologia fez um alerta sobre os riscos de o consumo de metanol causar neuropatia óptica, “uma doença grave que pode causar perda de visão irreversível”, descreve a nota enviada à Agência Brasil.

Segundo a associação, entre 12 horas e 24 horas após o consumo, podem surgir sintomas de intoxicação como “dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, confusão mental e, principalmente, visão turva repentina ou até cegueira.”

De acordo com a ABNO, o diagnóstico deve ser feito a partir da história clínica do paciente e por exames de sangue e de imagem.

O tratamento deve ser imediato e com uso de antídotos (como o etanol venoso), bicarbonato para corrigir a acidez no sangue, vitaminas (ácido fólico/folínico) e, nos casos mais graves, hemodiálise para remover o veneno.

Entenda

Nos últimos 25 dias, nove pessoas apresentaram intoxicação após o consumo de bebida alcoólica adulterada com metanol. Duas pessoas morreram.

A situação crítica levou a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP) a publicarem uma nota técnica com recomendações urgentes aos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas no estado de São Paulo.

Leia a nota aqui.

Matéria ampliada às 17h39

Edição: Denise Griesinger

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

ACONTECEU

Prefeito Jaime participa do 3º Congresso dos Municípios em Campo Grande

Nesta edição, o tema central é “Eficiência na Gestão Pública: Saúde, Educação e Assistência Social para o Desenvolvimento dos Municípios de MS”.

Published

on

O prefeito de Selvíria, Jaime Soares Ferreira, participa em Campo Grande do 3º Congresso dos Municípios, um dos maiores encontros municipalistas de Mato Grosso do Sul, que reúne grandes nomes da economia, da inovação e da gestão pública.

O evento é promovido pela Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e pelo Sebrae/MS, com apoio do Governo do Estado, e tem como objetivo fortalecer o municipalismo, promover a integração entre gestores e legisladores e ampliar o debate sobre boas práticas de administração pública.

Nesta edição, o tema central é “Eficiência na Gestão Pública: Saúde, Educação e Assistência Social para o Desenvolvimento dos Municípios de MS”.

A solenidade de abertura aconteceu nesta segunda-feira (20) e contou com a presença do prefeito Jaime Soares Ferreira — que integra a diretoria da Assomasul —, do governador Eduardo Riedel, além de prefeitos de diversas cidades, autoridades estaduais e federais. Secretários municipais de Selvíria também participam do congresso.  “O Congresso dos Municípios é um espaço muito importante para nós, gestores. Aqui, temos a oportunidade de trocar experiências, conhecer boas práticas e buscar soluções que possam ser aplicadas em Selvíria. É um momento de aprendizado e de fortalecimento do municipalismo”, destacou o prefeito Jaime Soares Ferreira.

A programação do 3º Congresso dos Municípios segue até quarta-feira (22), reunindo lideranças políticas, especialistas e referências nacionais para discutir os caminhos para uma gestão pública mais inovadora e eficiente.

Presenças

Além do prefeito Jaime Soares Ferreira, participam do congresso os secretários Amilton Fernandes Alves (Administração), Elisana Vieira Nogueira (Educação), Dalila Flávia Barbosa (Saúde), Fabiana Alves da Silva (Assistência Social) e Givanildo Luís de Almeida (Transporte), além do procurador jurídico Sebastião Manoel de Santana, Pamela Bianca Alves da Costa (Gabinete), Lucimeire Rodrigues dos Santos (Transporte), Marielen da Silva Ruela (Jurídico), Barbara Maria Bernardes Queiroz Alves de Souza (Assistência Social), Elaine Cristina Ramos (Assistência Social), Raiany Paula Rodrigues de Morais (Trânsito), Natália da Silva Oliveira (Trânsito), Sergio Luis Cezar (Saúde), Patrícia Chiocheta Alves (Saúde), Frabrislaine Santos de Jesus (Educação), Lucinéia Lucas de Souza (Educação), Alessandro Vieira (Educação) e Sandra Fernandes Ribeiro Alves (Câmara Municipal).

 

  

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

SELVÍRIA

ACONTECEU

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA